Profissões em alta para superar a crise

Diversas profissões são prejudicadas pelas constantes crises que assolam o país. Nesse artigo você conhecerá algumas profissões para você ser bem-sucedido mesmo nas maiores crises possíveis

mulher escalando uma profissão ema alta
Em momentos de crise, surge a necessidade de investir em uma profissão rentável

Quem é o brasileiro que nunca passou por uma crise, que levante a mão! Viver na corda bamba, pulando de emprego em emprego, essa é a rotina mais comum da maioria dos brasileiros.

E isso quando você consegue emprego. Muitos são demitidos e passam um tempo fora do mercado de trabalho, perdendo suas redes de contatos (o chamado networking) e enfrentando cada vez mais dificuldades para voltar a trabalhar.

Muitas vezes você passa por seleções de empregos com etapas que parecem não acabar mais e termina perdendo a vaga para alguém que possui o famoso Q.I. (a sigla aqui não se trata de “Quociente de Inteligência”, mas aquele “Que Indica”, quando uma pessoa que trabalha na empresa indica o amigo para a vaga). Frustrante, não?

Aí você pensa o quanto seria bom não depender desse tipo de seleção, como seria bom sair da corda bamba dos empregos. Você fica se perguntando: como ganhar dinheiro trabalhando por conta própria?

Parece uma idéia muito legal. E é, de fato. Só que você pode pensar que, se a crise tem trazido problemas a diversos mercados, ela também poderia atingir o seu negócio, quando você tentasse trabalhar por conta própria. O que garante que você estará a salvo dessas constantes crises?

Acredite ou não, existem trabalhos que possibilitam você ganhar dinheiro mesmo em meio à crise. Por mais difícil que esteja a situação no país, as pessoas não deixarão de contratar seus serviços.

Além do mais, você sairá de uma vez por todas dos altos e baixos do mercado de empregos, dedicando-se a uma ocupação que pode lhe dar uma fonte de renda bastante promissora.

Neste artigo falaremos sobre 4 dessas profissões em alta, mesmo em momentos de crise. Vamos a elas.

1 Conserto de celular

Mão com celular
Consertar celulares é um grande negócio

Você consegue imaginar como seria sua vida sem seu celular? Você tem uma ideia disso quando você vai para a rua e percebe que esqueceu o aparelho em casa. É algo desesperador, não é mesmo?

Cada vez mais o celular passou a fazer parte da vida das pessoas. E a venda de celulares, no Brasil, tem batido novos recordes a cada dia que passa. Foi realizada uma pesquisa em abril de 2019 que chegou à conclusão que houve um aumento de nada mais nada menos que 10 milhões de aparelhos em relação ao número de smartphones ativos se comparados ao mesmo período de 2018.

Essa mesma pesquisa também concluiu, ainda em 2019, que o número de smartphones chegaria à quantia de 230 milhões de aparelhos ativos. Isso representa quase dois aparelhos para cada brasileiro.

É aqui que entra a importância de um profissional que irá utilizar-se disso como uma vantagem: trata-se do profissional responsável por consertar celulares. Essa é uma das profissões em alta que sobrevivem à crise.

Isso porque, embora haja uma grande quantidade de vendas desses aparelhos, as pessoas sempre os mantém durante um certo tempo.

Nesse período, é comum a ocorrência de problemas simples que podem ser resolvidos através de uma assistência técnica, sem precisar recorrer à compra de um novo aparelho.

Um negócio rentável

Que existe muito celular para consertar, sabemos que existe. Mas você pode se perguntar: como ganhar dinheiro consertando celular? Será que é uma das profissões em alta realmente?

Bom, só para você ter uma ideia do potencial desse tipo de negócio, vamos dar um exemplo: há cerca de 10 anos, três amigos resolveram criar uma empresa de conserto de celulares em Orlando, nos Estados Unidos. Hoje em dia eles já contam com 500 lojas pelo país e, só em 2018, chegaram a faturar a quantia de US$ 163 milhões, o que equivale a cerca de 650 milhões de reais (com o dólar cotado a R$ 4,00). Inspirador, não é mesmo?

Imagine o potencial ainda inexplorado desse ramo aqui no Brasil: é grande a quantidade de celulares com o preço elevado, o que leva a pessoa a querer consertar o celular ao invés de adquirir um novo.

Além do fato de que, ao abrir uma loja para consertos de celular, também existe a viabilidade de oferecer outros produtos para venda, como capas de celulares, cabos USB etc. As possibilidades são imensas.

Você pode estar pensando que, para aprender essa profissão, é necessário investir muito dinheiro, talvez um curso técnico com alguns anos de duração ou coisa parecida. Aqui temos uma boa notícia: apresentamos, como sugestão, um treinamento online sobre conserto de celulares que cabe no seu bolso, em que você pode aprender no conforto do seu lar, no tempo que precisar. Acesse o curso aqui.

2 Conserto de eletrônicos

placa de dispositivo eletrônico
Conserto de eletrônicos, um tipo de serviço que sempre terá uma boa demanda

A segunda dentre as profissões em alta é bastante semelhante à primeira da lista. Trata-se do conserto de eletrônicos em geral. É consertar placas eletrônicas de eletrodomésticos: microondas, geladeira, máquina de lavar roupa etc.

Do mesmo modo que nem todo mundo pode substituir um celular de valor mais elevado, comprando um novo, da mesma forma ocorre com os aparelhos eletrônicos: as pessoas tendem sempre a tentar consertá-los.

Talvez exista uma tendência a que as pessoas conservem mais esse tipo de aparelho do que o celular. Isso porque muitas pessoas possuem o costume de querer estar sempre renovando seus smartphones, fazendo questão de estar sempre com o mais moderno, coisa que não se aplica a um microondas, por exemplo.

O consumidor desse tipo de produto, dos eletrônicos em geral, quer comprá-lo e mantê-lo pelo máximo tempo possível. No máximo, pode querer substituí-lo quando seu funcionamento não é satisfatório ou se as versões mais atualizadas trouxerem muito mais avanços e vantagens que o aparelho antigo.

Com exceção dessas duas únicas situações, a tendência é que o consumidor queira manter o aparelho o tempo que puder.

Uma das profissões em alta para qualquer época

É aqui que surge a importância do técnico responsável por consertar os aparelhos eletrônicos, seja uma televisão, uma geladeira, um som etc. Alguém sempre possui um destes aparelhos que apresenta defeito.

Você pode ver claramente o quanto esse tipo de profissional é necessário: afinal, quem consegue ficar muito tempo sem a geladeira? Sem a televisão? Sem o microondas?

Se você aprender essa profissão e começar a praticar, você já irá começar a consertas os aparelhos desde já. A partir daí, você passará a ter novos serviços. Ao entregá-los funcionando e dentro do prazo, você passará a ser indicado por seus clientes a outras pessoas. Aí você vai aumentando cada dia mais sua rede de clientes.

Você será a referência deste tipo de serviço na sua região. É a partir daí que você irá encher seu bolso de dinheiro, algo que você não conseguiria naquela vaga de emprego tão difícil de conquistar.

Pois é! Está é mais uma das profissões em alta que sobrevive em meio à crise. Muito boa, não é? Se você se identifica com essa profissão, está na hora de deixar essa vida de incertezas e começar agora mesmo.

Para isso, nós selecionamos um curso excelente sobre o assunto, para você se tornar um profissional de conserto de aparelhos eletrônicos. Trata-se de um treinamento online que lhe ensina o passo a passo para o conserto desses aparelhos, tudo no conforto de seu lar. E o melhor de tudo: num valor que você pode pagar. Você pode acessar o curso aqui.

3 Importação de produtos

calças jeans
A importação de roupas é um grande negócio

Vamos para a terceira profissão que está em alta, em que você pode realmente ganhar dinheiro independente de qualquer crise, que é a venda de produtos importados.

Venda de produtos importados é uma coisa que sempre será rentável. Isso porque, aqui no Brasil, os produtos são extremamente caros, especialmente as roupas.

Quem já teve a oportunidade de viajar para fora do país e fazer compras de produtos eletrônicos, ou mesmo de roupas, sabe muito bem como a diferença de preço é enorme.

É muito comum as pessoas viajarem para fora e trazerem as malas abarrotadas de mercadorias. Tudo isso para depois vender a seus amigos no Brasil, lucrando com a operação.

Ela pode até dar lucro, mas essa não é a forma correta de se investir nesse tipo de comércio.

Isso porque existe um limite para essas compras, existem limites estabelecidos pela Alfândega para a quantidade em dinheiro que você pode comprar esses produtos em outros países.

Existem formas corretas de se fazer isso. E formas que geram uma boa renda, geram muito dinheiro. E existe muita gente ganhando dinheiro com esse ramo, com o ramo de importação.

Importação de roupas

Trabalhar com importação de roupas de marca é um bom exemplo disso. Sabe aquelas lojas que vendem roupas caríssimas para os clientes, aquelas roupas de grife? Muitas delas importam seus produtos de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. 

Perceba que o que elas gastam com instalação da loja, salários dos vendedores etc, tudo isso é incorporado no valor final do produto. Claro que elas tendem a elevar o valor desses produtos para ter gastos compatíveis.

Imagine se você fizesse o mesmo, importando roupas de outros país? Você poderia vender um pouco mais barato do que essas lojas, atraindo com isso uma boa clientela, e ainda assim ficando com lucros altíssimos! Isso porque você faria o papel que cabe à loja, sem os custos que ela possui.

Quando se fala de importação, diversas são as opções de países de onde você poderá importar seus produtos. Uma opção que se destaca em relação a outros são os Estados Unidos.

Existem diversas razões que levam os importadores a escolher esse país, mas as principais são: custo pequeno em relação aos produtos brasileiros; tributos com um valor em conta; logística eficiente e competitiva, produtos de grande credibilidade etc.

Essa é mais uma opção dentre as profissões em alta para trabalhar e ganhar dinheiro mesmo em períodos de crise. Você pode também começar nesse ramo, desde já.

Selecionamos um curso para você, que ensina o passo a passo sobre como trabalhar com importação de roupas dos Estados Unidos. Acesse o curso aqui.

4 Programador em PHP

mão de uma pessoa programando em PHP, uma das profissões em alta nos dias de hoje
Programar em PHP é garantia de trabalho

Como seria a nossa vida sem internet? Para nós, em pleno século XXI, fica difícil responder a essa pergunta. Nossas vidas estão inteiramente relacionadas com o que ocorre na internet.

A internet tornou-se, de certa forma, o cenário onde se passam nossas vidas: Facebook, Instagram, Youtube… é nesse mundo onde vemos nossas vidas acontecerem.

Mas o que possibilita que tudo isso aconteça? Uma das coisas mais importantes, sem as quais não conseguiríamos conversar, participar, nas redes sociais, é a existência dos sites.

Sem eles, não haveria interação de pessoas, não haveria comunicação, não haveria apresentação de conteúdo. Você não estaria lendo agora esse artigo e descobrindo novas oportunidades de ganhar dinheiro!

Para existirem, esses sites necessitam do desenvolvimento de uma lógica de programação, a chamada programação PHP.

O que seria essa programação PHP? Só para ilustrar: se um site fosse uma casa, a programação em PHP seriam os tijolos; se um site fosse um livro, a programação em PHP seriam as palavras!

Em outras palavras, a programação em PHP é a linguagem que serve de base para a existência dos sites, é seu alicerce.

Somente no Brasil, existem cerca de 10 milhões de sites e esse número só tende a aumentar, pois cada vez, mais e mais pessoas começam a acessar a internet, seja através de computadores, seja através de smartphones. Esse é o grande mercado a ser explorado por um programador de PHP.

Uma das profissões em alta para trabalhar onde quiser

Além do grande potencial de crescimento, outro detalhe que chama a atenção para essa profissão é a mobilidade geográfica: como se trata de um negócio que diz respeito a um produto online, a clientela não está limitada apenas ao meio geográfico onde o programador vive.

Ele pode atender a qualquer cliente em qualquer lugar do Brasil. Basta apenas que divulgue seus serviços na rede, de modo que comece a ganhar nome e ser indicado por seus clientes a futuros novos clientes.

Aliado a isso, uma outra grande vantagem é poder trabalhar em casa, fazendo seu próprio horário, sem precisar conviver com chefe pegando no seu pé, sem precisar enfrentar o trânsito caótico todos os dias.

Como vimos, são muitas as vantagens em trabalhar nessa área, e se trata de uma das profissões em alta que ainda tem muito para crescer, ainda há muito o que explorar.

Isso faz com que muitos já estejam buscando conhecimentos para entrar nesse mercado. E nessa área, quem não age rápido corre o risco de ficar para trás.

Portanto, se você tem vontade de trabalhar em casa, atendendo a clientes pelo Brasil afora, sem precisar lidar com chefe pegando no seu pé, numa profissão que tem tudo para crescer cada vez mais, a hora de começar é agora.

A exemplo das outras profissões citadas anteriormente, aqui também selecionamos um curso especialmente para você.

Trata-se de um curso online, para que você possa estudar sobre a linguagem de programação em PHP no conforto de seu lar, no tempo que você tiver disponível, para que você possa entrar nesse mercado o mais rápido possível e aprender a ganhar dinheiro com essa profissão. Você pode acessar o curso aqui.

Infográfico

infográfico com as 4 profissões em alta para superar a crise

Conclusão

Essas foram as profissões em alta para você superar a crise.

Caso tenha se identificado com alguma delas, comece agora fazendo os cursos sugeridos na matéria.

Se mesmo assim você não se identificou com nenhuma, você pode se interessar por essas profissões que não precisam de faculdade. Aproveite e dê uma olhada nas profissões que continuarão existindo no futuro.

Vamos ficando por aqui e até a próxima.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *