Ganhar dinheiro com profissões que não precisam de faculdade

A universidade muitas vezes é a porta de entrada para galgar alguma profissão. Só que existem outras profissões para ganhar dinheiro que não precisam de uma faculdade. Neste artigo você irá conhecer 5 profissões que ganham bem e não precisam de faculdade

Há profissões que podem lhe render um excelente salário sem precisar passar anos na universidade

Nós crescemos em meio a um sistema que nos fala que para nos darmos bem na vida temos que seguir um padrão.

Isso inclui fazer uma faculdade para arrumar um bom emprego.

Só que não é bem assim. Atualmente as coisas mudaram.

Saiba que tem muita gente de pijama trabalhando de casa com o computador na mão, apenas com o ensino médio concluído, ganhando mais do que um homem de terno, formado, preso em um escritório.

Isso é apenas um detalhe para você saber que não precisa, necessariamente, de uma graduação para você se dar bem.

É claro que algumas profissões só podem ser exercidas depois de uma faculdade, mas muitas outras estão livres disso e neste artigo você vai descobrir cinco profissões para ganhar dinheiro e não precisam de faculdade.

Essas profissões rendem um valor entre 2 mil a 6 mil reais ou até mais, apesar de existir uma média de salário mensal, geralmente elas vendem de acordo com a produtividade do trabalhador.

Outra questão interessante é que por mais que você possa procurar por um emprego dentro dessas áreas, seria muito mais vantajoso se você trabalhasse de forma autônoma.

As suas possibilidades de retorno financeiro seriam bem maiores.

Então vamos às profissões.

1 O corretor de imóveis

O corretor de imóveis é o profissional que trabalha com a venda ou aluguel de imóveis residenciais ou comerciais.

Ele funciona como intermediário entre o comprador e o dono do imóvel. Uma das coisas mais importantes para quem quer trabalhar nessa área é a habilidade de comunicação e persuasão.

Saber conversar com as pessoas, entender suas necessidades e mostrar exatamente o que elas precisam é uma forma de cativá-las.

Nessa área, apesar de não ser necessário ter uma graduação, existem cursos especializados que permitem que você adquira a carteira do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Os ganhos são de acordo com as vendas que você consegue fazer por mês. Normalmente, o ganho acontece por meio da comissão em cima do valor do imóvel vendido. Esta comissão gira em torno dos 5%. Em São Paulo, por exemplo, o valor da comissão varia de 6% a 8%, como você pode ver aqui.

Há casos de corretores que trabalham filiados a uma empresa e é muito comum que recebam, além do valor das comissões, um salário fixo.

Mas, no geral, o trabalho de corretor requer um perfil mais empreendedor para ganhar dinheiro, em oposição à figura muito comum do funcionário que desempenha sua função e recebe um salário fixo ao fim do mês.

Trabalhar com corretagem para ganhar dinheiro por conta própria

Apesar de possuir a aparente vantagem de fazer jus a uma renda fixa segura, o caso destes que trabalham filiados a uma empresa corretora, é exatamente o oposto.

Isso porque os ganhos reais e vantajosos que um corretor pode almejar só começarão a surgir no momento em que ele operar por conta própria.

Nesse caso, ele mesmo é quem deverá fazer a intermediação, que seria papel dessa corretora, porque é aí que ele irá ganhar dinheiro também em forma de comissões que iriam para os cofres desta empresa.

Claro que, para chegar a esse ponto, ele deverá estudar com afinco, conhecer o mercado a fundo, de modo a se destacar mais que seus colegas de profissão e ocupar os espaços que seriam naturais a essas corretoras.

E sempre se lembrar de que um corretor nunca está totalmente de folga. Um contato novo em uma festa, ou um bar, por exemplo, podem ser o caminho para uma nova venda.

Por essas e outras, os ganhos de um corretor de imóveis podem ter uma grande variação.

Mas dá, sim, para ganhar um bom dinheiro com imóveis, de dois mil a mais de 10 mil no mês.

Tudo dependerá de seu desempenho, assim como do valor dos imóveis que você irá vender. Além disso, é necessário que esse tipo de profissional se adapte às constantes mudanças, em especial a corretagem online, uma tendência que tem crescido cada vez mais.

Se você deseja entrar nesse ramo bastante promissor, indicamos um treinamento para entrar no ramo da corretagem de imóveis online e conquistar muitos clientes. Você pode acessá-lo clicando aqui.

2 Vendedor de carros

O vendedor de carros pode faturar ótimas comissões

O vendedor de carros é um outro bom exemplo de profissões para ganhar dinheiro, mas que não precisam de faculdade.

Aqui, você pode ter uma média salarial de 4 mil reais ao mês. Assim como na opção anterior, o valor que você irá ganhar vai variar diretamente de acordo com os seus resultados.

Quanto mais você vender maior será o seu ganho no geral.

Há casos de vendedores que faturam até 8 mil reais por mês. Tudo irá depender da habilidade do vendedor.

Essa habilidade está ligada a um conjunto de conhecimentos que você deverá possuir.

Isso porque o vendedor não apenas vende o veículo, mas deve realizar um acompanhamento também no pós-venda, para os casos de problemas com assistência técnica, já que muitos carros possuem cobertura de garantia de alguns meses (nos casos de veículos seminovos) ou de anos (nos casos dos veículos zero quilômetro).

Para trabalhar nessa área é essencial que você goste muito de carros e entenda profundamente deles.

Lembre-se de que você deverá responder a quaisquer dúvidas que porventura o cliente venha a ter. 

Embora tenha algumas semelhanças com a profissão de corretor de imóveis, é aqui que reside principalmente sua diferença: o corretor de imóveis não precisa prestar essa assistência pós-venda. Não como o vendedor de carro, pelo menos.

Esse tipo de profissional tem um teto de salário que pode ser um salário mínimo mais uma porcentagem na venda de cada veículo.

A comissão também pode ser de um valor fixo, independente do valor de venda do veículo. Há casos em que o vendedor também lucra com a venda de acessórios para o carro.

Ganhar dinheiro trabalhando por conta própria

Existem também os profissionais que trabalham por conta própria, comercializando carros seminovos. Isso porque os carros zero quilometro são comercializados apenas pelas concessionárias.

Aqui, diferente da profissão de corretor, não há como ir “direto à fonte”. Ou você trabalha com veículos seminovos ou deve se conformar em trabalhar para alguma concessionária.

Há vantagens e desvantagens nisso.

A desvantagem é justamente essa que já citamos: você fica restrito aos carros seminovos, não podendo trabalhar com os carros zero quilômetro.

A vantagem está no fato de que sua margem de lucro passa a ser mais flexível. Você é quem irá determiná-la de acordo com seus próprios critérios.

Isso não acontece numa concessionária, que é quem estipula as margens de lucro de todos os carros, cabendo ao vendedor um teto sobre o qual ele poderá trabalhar.

Há carros novos lançados no mercado todos os anos. Alguns dão certo, caem no gosto do consumidor – daí o lançamento de novas versões – e há carros que simplesmente são ignorados pelo público, que deixam inclusive de ser fabricados.

O vendedor deve se antecipar a essas tendências, sendo sempre o primeiro a saber quais são os aceitos e os não aceitos pelo mercado.

E esse usado pode justamente ser um dos “renegados”. Daí a necessidade de possuir conhecimento para lidar com esse tipo de situação, de como não sair no prejuízo nessas negociações.

Portanto, o vendedor de carros deve ser alguém sempre atento a tudo que cerca sua profissão, seja em relação à questão da mecânica, seja em relação às tendências de mercado.

Nessa profissão, os lucros razoáveis dependem diretamente do bom desempenho advindo do alto conhecimento que esse profissional possui.

Caso você possua um perfil para vendas, seja de carro ou qualquer outro tipo de item, nós recomendamos um treinamento para quem pretende se tornar um excelente vendedor. Você pode acessá-lo clicando aqui.

3 Cabeleireiro

Você alguma vez já parou para analisar a quantidade de salões de beleza que existem por aí?

Pois é, trabalhar com cabelos é uma das profissões que ganham muito bem e, assim como as citadas anteriormente, não precisa de faculdade.

Assim como as outras profissões de que falamos, aqui também é muito importante que você invista na sua capacitação, com os cursos profissionalizantes.

Por isso, vale muito a pena investir na profissão de cabeleireiro, que pode faturar a partir de 1.500 reais.

Há casos em que você faz um nome no mercado e você passa a ser cada vez mais procurado. Muitos são os exemplos de salões de beleza em que as pessoas agendam com antecedência de meses, esperando por uma oportunidade para cortar com aquela pessoa específica.

Nestes casos, os valores ganhos podem ser bem maiores. É a velha lei da oferta e da procura: quanto maior a procura por um serviço, maior a tendência de ele se tornar caro.

Mas, para chegar a esse ponto, a regra é a mesma das outras profissões: estudar, se aperfeiçoar sempre.

Isso vai desde aprender novos cortes de cabelo, novas tendências nacionais ou internacionais, até a pesquisa de novos produtos para cabelos, para unhas ou mesmo para a pele.

O corte deve ficar daquele jeito que ele gosta. É a partir desse momento que você irá fidelizá-lo. Ele não irá querer corta mais em outro lugar.

Daí em diante, ele irá espalhar a notícia para outros. Sua clientela irá aumentar de forma exponencial.

Há cursos que ensinam do zero, para quem ainda não entende nada sobre corte de cabelo. Para você que tenha se interessado e realmente deseja entrar nesse ramo, existe um curso muito bom, que você pode acessar aqui.

4 DJ

DJ, uma profissão que pode render uma boa renda

Imagine como seria a vida de uma pessoa que ganha dinheiro através de festas? Aquele que coloca músicas para as pessoas dançarem?

Pois bem, essa profissão existe. É o DJ, é aquele que anima a pista de dança, colocando diversos sons para animar as festas.

A exemplo de outros citados aqui, o DJ é uma profissão de perfil mais empreendedor, por não se ligar a empresas e trabalhar por conta própria.

Envolve possuir bastante conhecimento sobre música e uma grande rede de contados, pois é através dela que conseguirá participar de mais e mais festas.

Um DJ iniciante ganha cachês de até 300 reais. Pode parecer pouco, mas se você conseguir fazer, em um mês, dez eventos, você pode chegar à quantia de 3000 reais.

Conforme você vai fazendo seu nome, conforme seja chamado para mais festas, esse valor vai aumentando. Os DJ’s mais famosos chegam a cobrar milhares de reais por um único evento.

Tudo irá depender da forma como divulga seu trabalho, seus contatos. À medida em que você for ganhando dinheiro, você pode investir tanto em cursos quanto em instrumentos, como maquinário de iluminação, gelo seco etc. Isso para você conseguir promover suas próprias festas.

Trata-se de mais uma profissão que requer investimento em conhecimento, independente de cursar uma universidade. Caso tenha se interessado, você também pode fazer parte desse mundo. Há um curso para entender de manipulação de música para se tornar um DJ de sucesso. Esse curso você pode acessar clicando aqui.

5 Cozinheiro e confeiteiro

Por acaso você tem percebido o quanto o mercado de alimentação prospera dia a dia no nosso país? Você imagina o número de pessoas que existem que estão investindo nessa área para ganhar dinheiro?

Pois é, o melhor de tudo é que você não precisa necessariamente trabalhar para alguém, pois pode começar com o seu próprio negócio, dentro de sua própria casa.

É muito comum pequenos negócios iniciados dessa forma e que crescem aos poucos, gerando uma grande demanda de serviços.

Por conta disso, trata-se de uma área que dá muito resultado financeiro mas, a exemplo das que citamos anteriormente, exige dedicação, organização, metas bem estabelecidas, força de vontade e persistência.

Só para você ter uma idéia: tem muita gente por aí fazendo brigadeiro para vender nas horas vagas e faturando algo em torno de 2 mil ao mês.

Em relação às profissões de que falamos aqui, a regra é a mesma: envolve estudos e mais estudos. Claro que não se trata de um estudo como o universitário, mas sim um estudo mais prático.

Quanto mais você conhecer dos materiais, dos sabores, das combinações, mais você criará um leque de produtos que irão cativar os seus clientes.

Trata-se de oferecer um diferencial. É aqui que você irá se destacar.

Não faltam por aí festas de todos os tipos: aniversário de criança, aniversário de adulto, confraternizações. Todos eles envolvem uma demanda por comida e doces de todos os tipos.

Existem diversos cursos para quem deseja se dedicar a esse tipo de negócio, tanto para quem já sabe alguma coisa como para quem deseja começar do zero total.

Aqui indicamos um e-book que cabe no seu bolso, que ensina maravilhosas receitas de bolos caseiros, uma excelente forma de iniciar nesse ramo. Esse curso você pode acessar aqui.

Infográfico

Conclusão

Esses são alguns exemplos de profissões que podem gerar uma boa renda sem necessidade de passar anos estudando numa universidade.

Claro que não estamos, com isso, sugerindo que você nunca curse uma que seja de seu agrado, mas apenas mostramos que sempre existem diferentes possibilidades fora da academia, possibilidade de ganhar dinheiro ou, ao menos, de ganhar um dinheiro extra.

Se esse for o seu caso, cursar uma universidade, temos um artigo que para que você aprenda a escolher uma profissão.

Aproveite para conhecer o artigo que fala das profissões em alta que superam a crise.

Aqui falamos de 5 profissões que ganham bem e que não precisam de faculdade. Você lembra de mais alguma? Se sim, deixe nos comentários. Vamos ficando por aqui e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *