Profissional do futuro: 8 dicas para você se tornar um

Estar empregado e manter-se a salvo das subidas e descidas do mercado é um grande desafio para os profissionais. No artigo de hoje falaremos de algumas dicas para você se tornar um profissional do futuro

pessoa subindo a escada para se tornar um profissional do futuro
Para chegar ao nível de excelência profissional, é necessário seguir algumas etapas

Você tem problemas para conseguir um emprego? Ou você por acaso tem dificuldade para se manter em um?

Talvez você apenas seja um jovem que está iniciando no mercado de trabalho agora e ainda tem bastante insegurança de como começar.

Se você respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, então esse texto é para você.

O mercado vem mudando constantemente, fazendo crescer o número de desempregos. Essas mudanças exigem um novo perfil de profissional que necessita se adequar às constantes transformações que se sucedem.

Nesse artigo falaremos sobre alguns segredos para se tornar um profissional do futuro.

1 Possuir uma sólida formação na área na qual você deseja enveredar

Um ditado diz que “o que quer que você faça, faça bem feito”. Isso se aplica perfeitamente ao profissional do futuro.

Para se chegar ao nível de se tornar um bom profissional, é necessário o constante preparo.

Isso porque quanto mais você sabe a respeito de uma determinada área, mais você irá se tornar uma autoridade no assunto.

Quando alguém é autoridade em uma determinada área profissional, seu nome será sempre lembrado como um referencial para qualquer um que se habilite a trabalhar em tal área.

Note que em todos os ramos sempre existe esse tipo de referência.

Se você pensar na arquitetura, por exemplo, existe algum nome que lhe vem à cabeça? Existe alguma autoridade nesse assunto?

Dificilmente você não terá pensado no arquiteto Oscar Niemeyer, o homem que foi responsável por projetar a cidade de Brasília.

Ele é uma referência na área de arquitetura no Brasil.

Da mesma forma que lembramos do nome dele, lembramos de outras autoridades em suas respectivas profissões.

A questão a se perguntar é: como essas pessoas chegaram a esse patamar, de se tornarem uma referência, ao ponto de sempre serem lembrados em suas profissões?

Tudo isso está ligado à preparação.

Essa preparação está ligada ao constante aprendizado.

Um bom profissional deve estar sempre aprendendo, sempre aumentando seus conhecimentos em sua área de atuação.

Quanto mais ele aprender, melhor desempenho ele irá obter nas suas funções.

À medida em que ele vai aprendendo cada vez mais, ele irá se destacar em relação aos outros profissionais de sua área.

Seu nome irá passar a ser uma referência. Até chegar ao nível de Oscar Niemeyer e de outros em suas respectivas profissões.

2 Conhecer o mercado de trabalho

Vemos, a cada dia, surgirem diversas faculdades pelo país. Diversos são também os novos cursos universitários que vão aparecendo.

Essas novidades são uma forma de acompanhar as novas tendências do mundo profissional.

Mas existe um erro muito comum que muitos cursos universitários cometem: a ausência do ensino voltado ao mercado.

Isso porque muitos desses cursos ensinam com o foco na técnica, do desempenho da tarefa profissional em si. Só que esses cursos não preparam o aluno para o mercado de trabalho.

Não existem disciplinas que mostrem um diagnóstico preciso de como está o mercado de trabalho na profissão que o aluno irá exercer.

Eles se encontram muito bem preparados na realização de seu desempenho profissional, mas, quando saem da faculdade, muitas vezes ficam perdidos, não tendo nenhuma noção clara do terreno em que estão pisando.

Por isso, é muito comum nós vermos alunos recém-saídos de cursos universitários empregados em carreiras que nada têm a ver com o curso que eles concluíram.

Se você fez ou ainda faz um curso universitário com essas características, você pode sanar essa deficiência.

Você deve constantemente pesquisar a respeito do mercado de trabalho de sua profissão.

Muitas profissões possuem ramificações, áreas específicas onde atuar. Nessa pesquisa que você empreender, você pode descobrir que, na região em que você mora, existe uma maior oferta em uma dessas especialidades.

A partir disso, você pode começar a focar. Ainda na época da faculdade, você pode estudar a fundo aquela área específica dentro de sua profissão.

Isso faz com que você se torne um especialista competente naquela área, de modo a que uma futura contratação por uma empresa se torne algo mais fácil de acontecer.

3 Atualização constante

mulher estudando
Um profissional que se mantém atualizado nunca fica para trás

Se você cumprir à risca a primeira dica que demos, você já deu o primeiro passo para se tornar um profissional do futuro, que se destaca em relação aos demais. Mas apenas isso não é suficiente.

Além dos conhecimentos especializados de que precisa um bom profissional, é imprescindível a atualização constante.

Qualquer área de atuação envolve sempre o uso de novas tecnologias, novos avanços que tornam mais eficiente o desempenho das funções.

Se você não se atualizar com o uso dessas novas formas de tecnologia, desses novos avanços, a tendência é que você fique para trás no mercado de trabalho.

Uma forma de ficar sempre conectado com essas novidades é estar sempre a par do que os grandes nomes de sua profissão estão fazendo no momento.

Geralmente esses grandes nomes em uma determinada área tendem a ditar aquilo que há de mais moderno no seu setor, já que eles são referências em suas áreas.

Se você os acompanha, você tenderá a estar sempre atualizado e estará sempre se renovando, procurando novos meios de cumprir com mais eficiência as tarefas mais corriqueiras que já existem.

Retomando o exemplo da arquitetura: é muito comum um profissional desta área estar se atualizando constantemente.

Como a tendência é o apelo cada vez maior ao desenvolvimento sustentável, é imprescindível que esses profissionais se atualizem com relação ao uso de materiais que causem um menor impacto ao meio ambiente.

O arquiteto deverá atentar ao uso de materiais reaproveitados, materiais biodegradáveis, etc, de modo a que ele esteja antenado com o que há de mais moderno na arquitetura.

4 Networking

rede de contatos
O networking é essencial para se manter no mercado de trabalho

O networking nada mais é que a rede de contato constante com os profissionais de sua área.

Você poderá criar essa rede de contato já na época da faculdade.

Você e seus colegas de curso serão os futuros profissionais de sua área. É importante que você mantenha essa rede de contato constantemente.

A importância dessa rede se sustenta em dois aspectos.

Primeiro porque o contato com esses profissionais irá mantê-lo a par do mercado de trabalho.

Através desses contatos, você poderá criar futuras oportunidades de trabalho em caso de se encontrar em uma situação de desemprego.

É muito comum o caso de pessoas que foram demitidas de seus empregos que conseguiram rapidamente encontrar uma nova oferta através dos contatos com seus ex-colegas de empresa.

Isso porque essas pessoas muitas vezes estão a par de processos de seleção, de vagas abertas em seus locais de trabalho.

Além do mais, essa rede de contatos possibilita também oportunidades de algum empreendimento em sociedade. Você pode, futuramente, abrir alguma empresa com algum desses colegas de sua rede, de modo que possam trabalhar por conta própria.

Uma outra possibilidade que traz essa rede de networking é o conhecimento do próprio ramo em que você trabalha.

Mantendo contato com as pessoas certas, você sempre estará a par de todas as inovações possíveis de que falamos na terceira dica logo acima.

Um colega sempre irá lhe precaver a respeito de uma nova tecnologia, uma nova tendência para sua área. Coisas a que você talvez não atentasse por sua própria conta.

5 Flexibilidade

A flexibilidade é a capacidade que possui um profissional do futuro de se adaptar às mudanças.

Existem profissionais muito bons naquilo que fazem. Só que, em muitos casos, eles não conseguem se adaptar às mudanças em que incorre uma determinada empresa.

Ainda que seus serviços sejam extremamente importantes em seu setor, a tendência é que ele passe a ser mal visto com o passar do tempo.

Isso porque as mudanças surgem para ficar. E tenha certeza de uma coisa: sempre haverá mudanças. Em qualquer área que você possa imaginar.

A flexibilidade e a capacidade de adaptação são um dos requisitos ao desenvolvimento profissional.

O funcionário que consiga levar da melhor forma essas inovações será sempre lembrado de forma positiva pelos empregadores, ao passo que aqueles que não conseguem se adaptar, serão lembrados de modo negativo.

Note que tais mudanças podem tanto ser permanentes quanto temporárias. A empresa pode estar testando novas formas de organização e um determinado teste pode não ter surtido o efeito desejado, de modo que tudo volte a ser como era antes. Ou passe por novas reformulações.

Sempre que surgir algo de novo no seu local de trabalho, procure mostrar capacidade de adaptação e capacidade de aprendizagem das novas ferramentas implementadas.

Isso será mais uma prova da sua importância para a empresa e mostrar o quanto você está pronto para novos desafios.

6 Organização

mesa de trabalho
A organização é essencial no ambiente de trabalho

Um funcionário organizado é uma condição primordial para o sucesso de um profissional do futuro.

Pense bem: existe coisa pior que um funcionário que não se mantém constantemente organizado?

Um profissional desorganizado não costuma cumprir os prazos, não tem controle sobre os processos que desempenha.

Manter-se organizado irá fazer com que se mantenha em dia com suas tarefas. Você irá conseguir desempenhá-las de modo mais eficiente possível.

Em caso de ser questionado por sua chefia, você saberá prontamente quais os trabalhos pendentes e em quais prazos poderá cumpri-los.

7 Proatividade

Muito se fala sobre esse conceito no mundo corporativo. Ele é essencial para o profissional do futuro.

Mas, no que consiste exatamente esse termo, proativo?

Proativo é aquele funcionário que não faz apenas aquilo que lhe é pedido. Ele procura sempre fazer além das atribuições de seu cargo, tudo, claro, dentro dos limites.

Um profissional com essa característica tende a ser alguém que se antecipa às situações que se apresentam. Ele tende a olhar a empresa não de forma isolada, mas como um todo.

Ele sabe sua posição na empresa, sabe sua própria importância e aquilo que pode fazer para melhorá-la.

Já um profissional que não possui essa característica, conhecido como funcionário reativo, é alguém que desempenha apenas aquilo que lhe é pedido.

Ele não procura se esforçar para fazer nada além de suas atribuições. Ele também não tem noção do quadro geral da empresa em que trabalha.

Seu horizonte de ação não vai além do cargo que ocupa e dos seus colegas de setor.

Já o funcionário proativo, por conseguir enxergar a empresa como um todo, é capaz de perceber problemas que outros funcionários não percebem.

Ele pode propor soluções para certos problemas que nem mesmo seu chefe conseguiria diagnosticar. Ele também possui um forte senso de liderança em relação aos seus iguais.

Esse tipo de funcionário é alguém que costuma ser bem visto pela diretoria.

Com o tempo, após diversas soluções que ele tenha apresentado e pelo desempenho enquanto líder dos colegas, é natural que seus superiores o promovam a cargos mais altos, de modo que seu trabalho possa render mais para a empresa, e que, com atribuições de chefia, ele possa implementar mudanças que ele não conseguiria em seu cargo original.

Há um treinamento que ensina sobre técnicas de liderança, para que você possa se tornar esse tipo de funcionário proativo que possua a capacidade de guiar os demais. Você pode acessá-lo aqui.

8 Capacidade socioemocional

A capacidade socioemocional é um pré-requisito para um bom desempenho do profissional do futuro.

Mas o que seria exatamente essa capacidade socioemocional?

Essa capacidade está ligada diretamente à chamada inteligência emocional, que é complementar à inteligência cognitiva. A primeira é avaliada por um teste chamado de Q.E. (quoeficiente emocional) e a segunda, pelo teste mais conhecido, o famoso Q.I. (quoeficiente de inteligência).

Uma pessoa pode ter um excelente desempenho no teste de Q.I., ou seja, demonstrar possuir grande inteligência cognitiva, mas pode se sair mal no teste de Q.E., demonstrando possuir um baixo desempenho na inteligência emocional.

Um exemplo claro dessa disparidade podemos encontrar em casos em que uma pessoa sabe demais a respeito de um determinado assunto, mas, na hora de realizar uma prova, pode perder totalmente o controle, fazendo com que todo o assunto até então dominado, seja esquecido (ao menos na hora da prova, podendo voltar a lembrar logo depois).

Uma pessoa que possua um bom nível de inteligência emocional é alguém que conseguirá aprender com seus erros e lidar com seus pares da melhor forma possível.

O indivíduo que detém essa qualidade é alguém que consegue se relacionar com seus pares de modo a solucionar possíveis conflitos.

Ele também possui a capacidade de lidar com situações adversas, proporcionando soluções eficientes em que outros funcionários menos preparados poderiam falhar.

Uma empresa está mais para um todo orgânico do que para uma máquina que funciona como um relógio.

Embora muitas das atividades sejam corriqueiras no dia a dia, sempre surgem ocorrências que trazem novos desafios. E esses desafios requerem novas soluções.

Um profissional que possui a capacidade socioemocional sempre estará pronto para lidar com esses desafios e apresentar as melhores soluções possíveis.

Conclusão

Essas foram as qualidades requeridas para você se tornar um profissional do futuro.

Claro que, ao longo de sua carreira, o profissional pode passar por algumas situações de desemprego. Mas se ele colocar em prática todas essas dicas que citamos neste artigo, sem deixar de observar nenhuma delas, ele irá obter um excelente desempenho e o desemprego irá se tornar um pesadelo distante.

Esse é objetivo principal que todo profissional deveria ter: a busca constante pela excelência.

Quando você chegar a esse nível, as oportunidades começarão a surgir. Até o ponto em que haverá um momento em que você não precisará correr atrás das oportunidades de emprego, mas elas se achegarão a você.

Para se chegar ao nível de excelência, será necessário cumprir à risca todos esses fatores que aqui listamos.

Eles podem se resumir facilmente nesses termos: estudo, atualização e busca pelo melhor.

Não se contente em fazer o básico. Faça mais do que lhe é pedido. Isso irá se tornar parte de você.

Até chegar o momento em que você irá se tornar uma referência em sua área, da mesma forma que Oscar Niemeyer tornou-se uma referência na área de arquitetura.

Além dessas dicas, se você tem interesse em se tornar um profissional completo e conseguir o emprego dos seus sonhos, sugerimos um material para você se preparar e chegar ao nível de excelência. Você pode conhecer um pouco mais sobre ele clicando aqui.

Vamos ficando por aqui. Aproveite e dê uma olhada no artigo profissões do futuro e profissões em alta para descobrir novas oportunidades profissionais.

Um abraço e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *