Tatuador: como se tornar um profissional do ramo da tatuagem

Com cada vez mais pessoas tatuadas, o mercado de tatuagem vem crescendo a cada dia. Isso abre um mercado promissor a ser explorado. No artigo de hoje falaremos como entrar nesse nicho e como se tornar um tatuador de sucesso

tatuador
O sucesso é inevitável para aquele tatuador que deixa uma boa impressão no cliente

A tatuagem tornou-se uma tendência. É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não sejam tatuadas. Isso sem contar aquelas que já possuem uma e que partem para tatuar outras partes do corpo.

Antes motivo de tabu, inclusive para ser contratado por uma empresa, hoje é cada vez mais normal, chegando ao ponto de considerarmos a possibilidade de um mercado tomado por pessoas tatuadas.

Uma tendência tão forte como essa abre uma grande oportunidade para profissionais que queiram explorar esse imenso filão, os tatuadores.

No artigo de hoje, falaremos sobre essa profissão e como você pode se tornar um tatuador profissional.

Como se tornar um tatuador

Tornar-se um tatuador não é tão simples quanto fazer algumas aulas de arte e estar pronto para começar a desenhar tatuagens nas pessoas. É mais envolvente do que isso, se você quiser ter sucesso, embora precise ter talento artístico para começar a pensar em se tornar um tatuador.

Se você não pode desenhar, certamente não o fará no mundo da criação e design de tatuagens. Não se trata apenas de traçar uma imagem e preencher a cor – você precisa desenhar a imagem inteira e, às vezes, os desenhos são muito complexos e com detalhes.

Você não pode se tornar um tatuador simplesmente indo à escola de arte, embora esse seja certamente um excelente ponto de partida. Você deve praticar, praticar e praticar antes mesmo de estar pronto para analisar a viabilidade de se tornar um tatuador.

Uma vez que você é completamente proficiente no papel, está pronto para o próximo passo, que é se tornar um tatuador. O processo não é curto, por qualquer meio, mas é importante que você saiba todo o necessário antes de começar a colocar tatuagens nos clientes. 

O que você deve fazer quando tem muita habilidade em desenhar no papel é trabalhar como aprendiz de um tatuador experiente.

Ao trabalhar com outra pessoa, você poderá desenvolver as habilidades de artes plásticas necessárias e aprender a executar alguns dos desenhos de tatuagem mais complexos antes de trabalhar com qualquer cliente. Você precisa adquirir uma certa experiência como aprendiz antes de começar a considerar trabalhar por conta própria. 

Se você quer ser um tatuador de sucesso, o aprendizado é importante para que você possa ganhar a experiência necessária antes de trabalhar por conta própria. O sucesso depende do conhecimento de todos os desenhos comuns e de como trabalhar com as cores e agulhas.

Buscar aprendizado para se tornar um tatuador

Muitos tatuadores se tornam profissionais. Esta não é uma educação formal em ambiente escolar. Em vez disso, o indivíduo trabalhará com um tatuador profissional já estabelecido. Você não necessariamente encontrará muitas oportunidades de aprendizado disponíveis. Como cada artista é diferente, você pode encontrar vários que não estejam dispostos a oferecer esse tipo de educação por um motivo ou outro.

Além disso, lembre-se de que este é um comércio limitado. Se um profissional experiente não quiser concorrência local adicional para ele, ele pode não estar disposto a ensinar a ninguém o que é profissional.  Ainda assim, a maioria dos profissionais pode estar disposta a trabalhar com você.

Eles estão dispostos a ensinar suas habilidades e o ofício a alguém que eles determinam que é digno de aprender a forma de arte. Como você aprenderá a ser um tatuador? É preciso muita paciência e trabalho duro para mostrar a um profissional que você tem o que é preciso. 

Dicas para fazer acontecer 

Como você pode obter um aprendizado? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conseguir exatamente isso. 

1 monte um portfólio com aparência profissional de sua arte, pois você quer que eles vejam os seus talentos artísticos. Se você é muito limitado no que cria, isso é menos atraente, pois os tatuadores precisam atender à demanda da base de clientes. 

2 Visite vários artistas locais. Converse com eles sobre seus comércios. A maioria é muito aberta e está disposta a compartilhar com você o que eles fazem, como aprenderam e o processo em si. Não seja arrogante ou avassalador para com eles. Conversar com vários profissionais permitirá que você colete mais informações e encontre um único artista disposto a trabalhar com você. 

3 Seja receptivo e interessado. É importante mostrar ao profissional que você tem o que é preciso, antes de perguntar sobre um estágio. Você é confiável? Você é um aprendiz rápido ou eles terão que lhe dizer algo três vezes antes de você entender? Seja honesto e aberto. Faça perguntas e aprenda assistindo. 

Estas são apenas algumas das qualidades que você precisará mostrar a um tatuador profissional para garantir que ele esteja disposto a trabalhar com você. A aprendizagem é uma das melhores maneiras de aprender esta forma de arte. Eles não são para todos, mas para aqueles para quem trabalham, são ideais. 

Como ser um tatuador de sucesso

Além de sua educação e conclusão bem-sucedida do programa de aprendizagem, outras coisas o tornarão um tatuador de sucesso. Ser bem-sucedido é mais do que apenas garantir que você saiba tudo o que há para saber sobre o seu comércio – vai além de quantos clientes passam pela sua porta todos os dias. Vai além de quanto dinheiro você gasta em tatuagens.

A razão pela qual dizemos que vai além de tudo isso é que você deve combinar tudo para se tornar e permanecer bem-sucedido. A última parte da frase é a parte importante – manter o sucesso. Muitas pessoas podem se tornar bem-sucedidas, mas se você não fizer as coisas certas, não será bem-sucedido e todos os seus esforços serão em vão. 

Como qualquer outra profissão, a retenção do sucesso depende de um bom atendimento ao cliente. Sim, há atendimento ao cliente, mesmo em um negócio de tatuagem. Não há negócios em operação que não exijam atendimento ao cliente, mesmo que não seja mais do que gastar seu dinheiro pelos serviços prestados ou pelos produtos adquiridos.

Você deve responder às perguntas de seus clientes e prestar atenção neles. Conversar com alguém quando você deve cuidar do seu cliente, não é um bom atendimento e fará com que você perca sua clientela. Um cliente quer sentir que é a pessoa mais importante na sala; portanto, se você não está prestando atenção ao cliente, está prestando um desserviço. 

Você também precisa permanecer competitivo nos preços. Se você cobra mais do que outros tatuadores, não alcançará sucesso, a menos que possa provar aos seus clientes que cobra mais porque dá mais. Os clientes não se importam de pagar um preço mais alto se souberem que você está dando a eles mais retorno pelo dinheiro que outros tatuadores.

Como escolher um tatuador com quem aprender 

A decisão de se tornar um tatuador é grande e não deve ocorrer de forma repentina. Além disso, você nunca deve tomar uma decisão sobre com qual tatuador você irá trabalhar com muita rapidez. Para aprender esse ofício, você precisa investir algum tempo na criação do melhor caminho educacional.

Com quem você quer aprender? Por que você acha que eles são as melhores pessoas com as quais você irá aprender? Tomar uma decisão como essa deve ocorrer somente depois de conversar com vários profissionais de tatuagem. Dessa forma, você sabe que está fazendo a melhor escolha para sua futura tatuagem. 

Onde aprender a ser um tatuador 

Você viu os programas de televisão e está inspirado. Você quer se tornar um tatuador. Aonde você pode ir e o que precisa aprender? Embora possa parecer muito simples como algo que pode ser aprendido rapidamente, isso raramente é o caso. O processo de tatuagem requer uma compreensão profunda do processo e da composição do corpo.

Os esforços combinados dos profissionais que ensinam você permitirão que um tatuador iniciante ganhe habilidades valiosas. Tatuar por diversão não é uma opção. Existem regras a seguir. Esta é uma profissão rigorosa, com muitas preocupações e obrigações. 

Se você deseja aprender a tatuar, há várias coisas a ter em mente. Primeiro, determine se existe um tatuador local disposto a oferecer um aprendizado. A princípio, você aprenderá observando-os e aprendendo com os ensinamentos deles. Eventualmente, você passará a criar seus próprios desenhos de tatuagem e depois a fazer tatuagens para indivíduos. 

Existem também variedades de escolas de tatuagem disponíveis. Essas escolas estão disponíveis em cidades maiores. Eles não estão necessariamente localizados em um ambiente de faculdade, mas geralmente são escolas de comércio. A maior parte da educação pode ser concluída dentro de um ano de treinamento, especialmente se você for à escola em período integral.

A maioria das pessoas completará seus estudos de tatuagem dentro de alguns meses.  Onde ir para a escola de tatuagem pode ser confuso. A melhor aposta é comparar várias de suas opções e depois escolher qual opção de ensino é a mais adequada para você.

Uma outra maneira de aprender é através de cursos online, onde você assiste às aulas no seu tempo, do conforto de seu próprio lar, orientado por profissionais especializados no ramo da tatuagem. Ao final do artigo, indicaremos uma excelente opção a esse respeito.

Requisitos preliminares para um tatuador

Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é se você tem talento para desenhar. Se você não tem talento para arte, não o fará como tatuador.

Se você quer ser um tatuador, pode investir primeiro em algumas aulas de arte para melhorar suas habilidades artísticas e criativas. Você será solicitado a criar muitos tipos diferentes de fotos e imagens artísticas, para ter certeza de que sabe como criar e colorir imagens visuais perfeitas.

Lembre-se de que haverá momentos em que você precisará criar imagens personalizadas por natureza, e seu treinamento artístico mostrará como criar imagens a partir de uma descrição ou do desenho de outra pessoa. Quanto mais você pratica a criação de imagens visuais em papel ou tela, mais fácil será aplicar os mesmos princípios à realização de trabalhos de tatuagem. 

Após sua instrução artística, você entrará em um programa de aprendizagem. Você trabalhará lado a lado com outro artista e aprenderá como ele conduz sua rotina diária e o que está envolvido quando você faz uma tatuagem em alguém. É importante aprender tudo, desde como fazer o desenho, até manter seu equipamento esterilizado.

Você também aprenderá como ajudar seus clientes a cuidar de suas tatuagens em casa durante o período de cura. Tudo isso é essencial e torna mais confortável o seu relacionamento com seus clientes.

Se eles acharem que podem confiar em você para fazer um bom trabalho e fornecer bons conselhos, eles continuarão a voltar quando estiverem prontos para outra tatuagem. Sua conclusão do programa de aprendizagem ajudará você a ser um tatuador de sucesso. 

Dicas para desenhar tatuagens para clientes 

Todo tatuador é apaixonado por seus desenhos de tatuagem. Na maioria das vezes, o cliente está igualmente empolgado e interessado em obter a decisão certa. Outras vezes, você pode achar que o cliente simplesmente não pode tomar uma decisão sobre o design final da tatuagem.

Para ajudá-lo, considere estas dicas ao projetar tatuagens para clientes. Para cada novo tatuador, eles podem facilitar o trabalho com os projetos dos clientes. 

1 Permita que eles tragam imagens. Uma coisa que muitos sites são encorajadores e que muitas pessoas estão fazendo com mais frequência é trazer clip-art, imagens ou até fotos da web para seus tatuadores.

Alguns artistas não gostam desse pensamento. Isso pode ser benéfico para você, no entanto. Permitir que eles tragam uma imagem lhes permite colocar as rodas em movimento. Você sabe o que eles querem. 

2 Criar murais é essencial. Muitos tatuadores terão desenhos de tatuagem nas paredes, exibindo a opção para o cliente escolher. Se o esquema de cores estiver desbotado ou mudar, faça uma simulação. Isso elimina muitos dos problemas. 

3 Ofereça conselhos. Alguns tatuadores pegam as informações, fotos e idéias de um cliente e apenas chegam ao processo de obter o design no corpo. Em vez disso, ofereça conselhos. Dê-lhes conselhos para que, quando deixarem o estabelecimento, os resultados finais estejam corretos em relação ao que eles esperam. 

Projetar tatuagens para os clientes é um processo que pode levar algum tempo para dominar. No entanto, é um dos processos mais gratificantes saber que você criou algo único e especial para alguém. O processo requer paciência e compreensão das pessoas. Os artistas mais bem sucedidos têm isso. 

Conclusão

A tatuagem é um ramo que só faz crescer a cada dia. É necessário talento artístico e um bom conhecimento das técnicas. É mais uma dentre diversas profissões que geralmente não são abordados, mas que podem render um bom dinheiro.

Talvez você seja alguém que goste de tatuagem e deseja entrar nesse mundo, respirar essa nova forma de arte. Imagine uma criação sua que as pessoas levarão consigo sempre. Muitos artistas gostariam de se perpetuar dessa forma. E, como se já não bastasse, ganhar dinheiro com isso e ter uma profissão promissora.

Talvez você só não tenha entrado nessa profissão até agora por pura falta de oportunidade, por não haver profissionais na sua localidade que possam ensinar esse ofício. Nesse caso, uma ótima saída seria optar por um curso online.

Se esse for o seu caso, indicamos um treinamento muito bom, que ensina o passo a passo para se tornar tatuador, desde o absoluto zero até se tornar um profissional. Você pode se informar melhor clicando aqui.

Mas se você já é tatuador, ou alguém que pretende ser tatuador futuramente ou simplesmente alguém apaixonado pelo mundo da tatuagem, sugerimos um outro material: Os segredos da tatuagem. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Por falar em profissões, aproveite para dar uma olhada nas profissões em alta para superar a crise.

Vamos ficando por aqui. Um abraço e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *