Como começar um negócio: dicas para você chegar lá

Montar o seu próprio negócio é um sonho de muitos brasileiros. O problema é que nem todos possuem o conhecimento de como fazer isso. No artigo de hoje daremos algumas dicas para quem quer chegar lá

Abrir um negócio
Para abrir seu próprio negócio, é necessário planejamento para se destacar da concorrência

Iniciar o seu próprio negócio é uma conquista em si mesmo e uma busca por autonomia. É algo a respeito do qual você deve ficar bastante empolgado. Mas trata-se apenas do ponto de partida.

A próxima coisa que você deve fazer é encontrar uma maneira de destacar seu negócio da multidão. Pergunte a si mesmo o que é diferente no seu negócio e o que você pode fazer para torná-lo notável. Um negócio verdadeiramente notável deve ser o seu objetivo! 

Neste artigo, exploraremos algumas dicas e idéias promissoras para destacar sua empresa da multidão. Também veremos como trazer o fator “Uau” para o seu negócio.

Por sua vez, isso lhe dará uma vantagem sobre sua concorrência. Você está pronto para começar? 

A vaca roxa

Seth Godin surgiu com o conceito de “vaca roxa”. Ele observou que, depois que você olha para as vacas há algum tempo, elas basicamente parecem iguais.

Todos os elementos se tornam comuns, ordinários e podemos até dizer, chatos. Mas uma vaca roxa é algo que seria muito diferente e, de fato, bastante notável. Uma vaca roxa atrairia atenção; seria o começo de muitas conversas e seria um burburinho para as pessoas em todos os lugares.

Não seria esquecido quase que imediatamente. É disso que você precisa para se destacar da multidão e se elevar acima do resto – sua própria versão da vaca roxa. 

A vaca roxa dá origem a um marketing notável. É a arte de criar algo no produto ou serviço que você vende que será notado pelos clientes. Como você comercializa seu produto não é suficiente.

Você pode usar a publicidade mais extravagante possível, mas sem uma vaca roxa ela permanecerá invisível. Você precisa colori-lo de roxo para que ele pule e diga (ou grite!): “AQUI ESTOU EU!” 

Vaca roxa nas empresas

Muitos donos de empresas não colocam o princípio notável da vaca roxa em seus negócios porque não sabem como chegar a essa ideia realmente magnífica que impressionará a todos. Isso dá trabalho e algumas pessoas se reúnem e apresentam algumas ideias. 

Outra razão pela qual você vê tão poucas vacas roxas no mercado é porque as pessoas temem críticas, temem que serão mal faladas ou ridicularizadas. 

Se você é notável, receberá críticas e isso o machucará. Também haverá sussurros nas suas costas e você não será apreciado por todos.

Mas qual é o problema com isso? Aqueles que se destacam de qualquer maneira estão sempre mais abertos ao ridículo e ao escrutínio. É o preço que você paga para ser verdadeiramente notável. 

No entanto, de acordo com Seth Godin, o criador do conceito da vaca roxa, “em um mercado lotado, a adaptação está se mostrando cada vez mais difícil”. Ele continua dizendo que “em um mercado movimentado, não se destacar é o mesmo que ser invisível”.

Ser invisível pode ser seguro, mas não o levará ao topo da montanha. Se você quer provar a verdadeira grandeza e excelência, deve resistir ao desejo de seguir as regras e estar seguro. Você deve ser corajoso, ousado e não ter medo de ser único. Lembre-se do ditado, “Sem coragem, sem glória”!

Defina-se como diferente

Para se destacar da multidão e se elevar acima dos seus concorrentes, você precisa descobrir o que o diferencia. A partir daí, você se concentra nisso e encontra maneiras de fazer acontecer. Suas diferenças serão a base do seu ponto de venda exclusivo.

Para descobrir isso, você deve ter uma visão para sua empresa. Para marcar sua empresa, é essencial que você seja o mais claro possível sobre qual é a sua visão. Pergunte a si mesmo: o que há de diferente em meus produtos ou serviços? Depois de dar uma resposta a essa pergunta, você poderá encontrar maneiras de empacotar seus produtos de um modo diferente, fazendo com que outras pessoas digam Uau! 

Seu plano de negócios deve incluir uma maneira de ser notável. Toda empresa tem a capacidade de fazer isso. Não seja preguiçoso ou dê desculpas – trabalhe com bastante prudência nisso. Afinal, praticamente qualquer um pode abrir um negócio ou oferecer um serviço, mas você deve dar um passo adiante.

Você precisa ir além e fazer um esforço extra. Não se esforce 100%, mas 200%. Encontre seu nicho e tome a iniciativa de ser você, mas um você diferente de todos os outros. Você pode vender os mesmos produtos que outras 50 empresas em sua área, mas terá o gancho que atrai os clientes. 

Coloque-se no coração do seu negócio

Você é o proprietário do negócio, mas é reconhecível pelos clientes a que serve? As pessoas sabem quem você é? Você trabalha no seu negócio ou raramente está no local? Você oferece um toque pessoal único que não pode ser encontrado em outro lugar? A conexão pessoal é importante. 

As pessoas gostam de sentir que seus negócios são importantes e que são importantes quando adentram a porta do seu estabelecimento. João e Maria podem ir a qualquer lugar para tomar sua cerveja no domingo de manhã. No entanto, se você estiver visível em seu bar e estiver lá para cumprimentá-los e aprender seus nomes, você se destacará por ter um extra especial que os fará querer voltar repetidamente.

Muitos clientes também gostam de previsibilidade confortável. Eles gostam de saber o que esperar e gostam de consistência. Você precisa se colocar no seu próprio negócio e mostrar aos seus clientes que eles fazem a diferença. Não se esconda em seu escritório, porque isso não agradará a ninguém e não tornará seus negócios notáveis ​​de forma alguma. Você é o coração dos negócios, portanto, dê o coração que merece. 

Uau, seus clientes

O fator Uau é a qualidade que torna algo impressionante ou surpreendente. Para ter o fator Uau no seu negócio, você não precisa gastar muito ou fazer algo totalmente novo. Seu objetivo é fornecer a seus clientes uma fantástica experiência que os fará exclamar: “Uau!” Isso os trará de volta uma e outra vez, e os encorajará a contar a outras pessoas sobre a sua incrível experiência Uau no seu local de trabalho. Parabéns para você! 

O fator Uau não precisa ser enorme nem envolver mudanças constantes ou extremas. Pode ser tão simples quanto oferecer a seus clientes um deleite delicioso enquanto eles estiverem em sua empresa.

Você pode retornar ligações telefônicas mais rapidamente do que outras empresas. Pode ser oferecer ofertas gratuitas, concursos ou sorteios. Pode ser entregar flores para as mães no dia das mães ou bastões de doces (ou chocolates embrulhados à mão) na época do Natal.

Para chamar a atenção do seu público, você precisa encontrar uma maneira de impressionar as pessoas. Use sua imaginação. Pergunte a si mesmo o que impressiona.

Talvez você possa escolher uma maneira de impressionar as pessoas que não têm nada a ver com os produtos ou serviços que você vende. Talvez o elemento de surpresa total seja o que funcionará para você. Seja original. Seja criativo. Pense em Uau e depois torne isso realidade nos seus negócios. 

Aqui estão alguns exemplos de ações que você pode fazer: 

  • Demonstrações de seus produtos em sua loja;
  • Ofereça balões ou pequenas bugigangas para as crianças;
  • Ofereça cupons de economia de dinheiro;
  • Venda itens feitos localmente;
  • Se você vender itens para o cabelo, por exemplo, ofereça prêmios para os clientes mais bem-vestidos.

Desenvolver um estilo pessoal

Você não ganha pontos no mercado atual por repetir uma velha e cansada idéia ou por ser um imitador. Você deve desenvolver seu próprio estilo pessoal em todos os aspectos do seu negócio.

Isso inclui tudo, desde o início. Seu estilo pessoal pode ser sua vaca roxa. Você é único porque existe apenas um igual a você neste mundo, então leve isso com você e leve-o para onde for necessário. 

Seu estilo pessoal deve brilhar alto e claro em todos os sentidos. Desde o design dos seus cartões de visita até o papel timbrado, a maneira como você se veste no trabalho, a maneira como conduz seus negócios e como sua empresa é apresentada.

Não olhe para os negócios na rua que estão indo bem e tente replicá-los. Seus clientes em potencial verão isso e nunca se tornarão clientes regulares. Você já tem seu próprio estilo pessoal em sua vida pessoal, então pegue-o e transfira-o para sua vida profissional. Seja você mesmo e deixe que isso se torne evidente para os outros.

Comunique seu próprio estilo especial a todos com quem você lida em seus negócios e a (boa) palavra começará a se espalhar, Uau! Por não ter medo de ser quem você é, por você ser honesto e direto com seus clientes, as pessoas irão se decidir por si mesmas se sua empresa é onde elas querem gastar seu dinheiro. 

Use imagens criativas para atrair os olhos dos visitantes

As imagens são uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a manter um fluxo constante de clientes felizes que passam pela sua porta. É também uma maneira de se destacar da multidão.

Tire fotos e use-as de uma maneira criativa e única. Leve-o para todos os aspectos do seu negócio, seja online, offline ou um pouco dos dois. Use-o na criação de seus cartões de visita, folhetos e materiais de marketing.

Selecione as melhores fotos e poste nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Torne seus itens de publicidade os mais divertidos e atraentes possíveis. Isso fará com que as pessoas conversem, e é isso que você deseja. Para ser notável, as pessoas precisam saber que você está por aí e que está fazendo as coisas um pouco diferentes das outras empresas do mesmo ramo. 

Murais coloridos também podem deixar boas impressões. Se sua empresa vender itens aquáticos, um grande mural de uma baleia ficaria ótimo em sua empresa. Ou talvez você prefira um cardume de peixes para receber seus clientes e fazer as crianças sorrirem e apontarem animadamente. Coloque sua cabeça para funcionar e novas ideias irão surgir.

Isso poderia fazer maravilhas para suas vendas. Os murais sazonais também podem ser muito festivos e podem dar uma boa impressão aos seus clientes. Todas essas coisas enviam a mensagem de que você se preocupa com seus negócios e, portanto, com seus clientes.

Pense nas empresas que você aprecia e apreciou ao longo dos anos. Eles usaram cores, design e imagens de uma maneira que agradou você? Estes são os elementos que ficam com você. Sua empresa pode funcionar da mesma maneira. 

Seja um tradicionalista, não um caçador de moda passageira

Às vezes, fazer um pouco mais para seus clientes o torna especial. Destacar-se da multidão significa oferecer as raras delícias que os clientes não conseguem em nenhum outro lugar.

Os modismos vêm e vão, mas você precisa se esforçar para algo diferente, mas que ofereça o toque tradicional. Nem todos os restaurantes oferecem milkshakes à moda antiga para seus clientes. Seja o primeiro a fazer isso.

Há tantas coisas que você pode fazer para mostrar aos seus clientes que você valoriza os negócios deles. Comece com excelente atendimento ao cliente, produtos de qualidade, garantias para seus produtos e valor para o dinheiro que eles irão gastar.

Estes não são modismos de forma alguma. São tradições que você deve seguir de todas as formas. Esses elementos importantes sempre mostrarão o seu negócio em grande estilo. 

Revelando a vaca roxa em seus negócios

Para tornar seus negócios notáveis, você precisa fazer as perguntas certas. É necessário fazer novas perguntas e encontrar novas respostas. Você precisa tentar novas maneiras de fazer as coisas.

Você provavelmente está cansado de ouvir que precisa pensar fora da caixa. Por que não redesenhar a caixa para que você não precise pensar fora dela? 

Se você não pudesse escolher seus próprios clientes, quem escolheria? Identifique esse grupo e, em seguida, descubra como fazer marketing para eles e influenciar seu pensamento.

Desenvolva suas idéias de negócios para atender a esse grupo. Concentre-se neste grupo. Você também precisa pensar em maneiras inteligentes e inovadoras de recompensar esse grupo por escolher você e não a concorrência. 

Peça aos seus clientes os endereços de e-mail e pense no que você poderia enviá-los para que eles se sintam especiais. Todo mundo adora uma oferta para receber 10 ou 15% de desconto em uma compra.

O princípio de Pareto (a regra 80:20) nos ensina que é muito mais fácil manter um cliente de longo prazo do que encontrar um novo. De acordo com esse princípio, 80% dos seus negócios virão de 20% de seus clientes fiéis.

Você precisa de uma combinação de ambos. Encontre maneiras de surpreender seus clientes e colocar sorrisos em seus rostos! 

Ser notável e se destacar não significa necessariamente ser o maior, o mais rápido ou o que quer que seja. Trata-se de testar os limites e descobrir o quanto eles podem ser ultrapassados.

Pode ser tão simples quanto mudar a exibição na vitrine de sua loja com mais frequência, permitindo que seus funcionários escolham seus próprios uniformes, lançando uma nova marca ou cortando preços. Isso pode significar o envio de um boletim semanal ou mensal ou a criação de anúncios com letras maiores, mais simples de ler e entender. 

O que está faltando?

Faça sua pesquisa antes de entrar em cena e procure declarar o quão notável você é. Examine o setor em que você atua e descubra o que não está acontecendo. O que está atualmente ausente no setor? Do que ele precisa? Tudo o que não está sendo feito é exatamente o que você deveria estar fazendo.

Isso lhe dará a vantagem de que você precisa para ser um vencedor em seu campo. O sucesso só pode surgir se você não ficar à margem e não tiver medo de quebrar algumas regras. Afinal, seu negócio vale a pena. 

Reinvente você e sua empresa como achar melhor. Quando você precisa dar nova vida ao seu negócio – qualquer aspecto dele – contrate profissionais que possam ajudá-lo a fazer isso. Seu negócio é tão bom quanto as pessoas que trabalham para você. É assim que encontrará o melhor, ao deixá-los ajudá-lo a fazer o seu negócio uma vaca roxa que se destaca entre as vacas marrons. 

Conclusão

Para destacar seu negócio e agradar ao mesmo tempo, você precisa encontrar a vaca roxa que o torna notável. Depois de saber o que é isso, você deve encontrar maneiras de tornar sua empresa diferente de outras do gênero.  Você também deve se tornar visível e reconhecível pelos seus clientes.

A partir daí, você deve inserir o fator Uau nos seus negócios. Descubra o que funciona e torne isso parte da sua empresa. Cultive um estilo pessoal e pratique-o. Use imagens para fazer com que seus clientes se sintam bem ao seu redor e use um toque tradicionalista em sua abordagem como empreendedor, em vez de seguir as tendências. 

No artigo de hoje, falamos sobre dicas importantes para se destacar na multidão, mas existe um “algo a mais” que talvez esteja faltando e é justamente esse algo que irá fazer toda a diferença no seu negócio. Caso você queira saber sobre esse “algo a mais”, clique aqui.

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Vamos ficando por aqui. Um abraço e até o próximo artigo.

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