Jornalismo: dicas para quem pretende entrar nessa profissão

Profissão que se adaptou aos novos tempos, o jornalismo possui diversas ramificações e diversas oportunidades que cabem naquilo que você almeja. No artigo de hoje falaremos sobre como ingressar nesse mercado

jornalismo impresso
O jornalismo é uma profissão para quem gosta de escrever

O jornalismo é mais uma dentre muitas profissões que se adaptaram aos novos tempos e que não têm data para acabar.

Antigamente restritos às redações dos grandes jornais, hoje em dia é comum os redatores que escrevem seja para jornais online, seja trabalhando no ambiente da redação, seja trabalhando em sistema de home Office, ou seja trabalhando no velho e bom jornalismo impresso que, por enquanto, não parece ter data para acabar.

Há até os casos de profissionais freelancer, que não são empregados do jornal, mas enviam regularmente seus textos mediante pagamento.

É, de fato, uma profissão que continua cada dia mais promissora, principalmente no momento em que surgiram novos filões, como as agências verificadoras de notícias, para sanar os problemas provenientes das proliferações de fake news.

São diversas as razões que levam alguém a querer ingressar nesse tipo de profissão.

Muitas pessoas que querem ser escritores dizem que almejam ter uma carreira no jornalismo. Eles podem se imaginar indo a locais exóticos para cobrir histórias ou ganhar um prêmio Pulitzer. Embora essas coisas aconteçam com os jornalistas, leva muito tempo para você se preparar antes de ser enviado para qualquer tarefa interessante. 

No artigo de hoje falaremos sobre o jornalismo e suas diversas ramificações e as diversas oportunidades que essa carreira oferece.

Jornalismo por acidente

Existem aqueles que se tornam jornalistas puramente por acidente. Ao contrário de muitos que buscam o jornalismo como carreira, há aqueles que querem se tornar escritores, a exemplo dos autores de livros de ficção entretendo as massas.

Esse foi justamente o caso de uma jornalista que nos deu um depoimento sobre sua história. Ela não quis ter sua identidade revelada, por isso iremos chamá-la pelo nome de Maria. Vejam o que ela diz:

“Meus pais me convenceram a ir para a faculdade e me formar em jornalismo. Eles me disseram que era uma boa idéia ter algo a que recorrer, caso eu não pudesse ganhar a vida escrevendo ficção para ganhar a vida. Cinco anos e 100 rejeições depois, percebi que eles estavam certos. Felizmente, minha graduação em jornalismo me ajudou a me sustentar, para não precisar voltar para casa depois de sair da escola. 

Eu não tinha ideia do que um jornalista faz até conseguir meu primeiro emprego em um jornal local quando ainda estava na escola. Fui contratada como redatora para relatar reuniões. Era chato, mas pagava por extras. Alguém disse que eu era jornalista e percebi que estava realmente trabalhando em um campo para o qual estava estudando. 

Embora minhas tarefas não sejam exóticas e eu ainda não tenha ganho o prêmio Pulitzer, ganho uma vida decente e faço algo de que realmente gosto.” 

Pode ser que você tenha os mesmos anseios da jornalista que citamos acima, ou pode ser que você sempre tenha sonhado realmente com a profissão. Então, siga conosco que falaremos sobre os pontos principais para quem deseja enveredar nessa profissão.

O que é ser jornalista

Um jornalista é alguém que relata eventos oportunos. O tempo é tudo para um jornalista. Se você escreve para um periódico ou jornal, precisa se certificar de que seus artigos são pontuais.

Seu objetivo é manter o público o mais atualizado possível quando se trata de notícias e eventos que possam afetá-los. Este é o conceito básico de ser jornalista. 

Se você está pensando em se tornar jornalista, lembre-se de que as seguintes regras se aplicam: 

1 Imparcialidade

É necessário relatar todos os lados de uma história, não apenas um lado, mesmo que pareça que um lado esteja certo ou errado. Um bom jornalista pega todos os lados da história, imprime e depois deixa o público decidir, com base no artigo. Um bom jornalista não decide por eles; 

2 Oportunidade

Suas histórias precisam ser oportunas. Você não tem uma história convincente sobre algo que aconteceu há 20 anos, a menos que possa se relacionar com o que está acontecendo agora. O jornalismo está no agora – o presente imediato. Você tem que relacionar até peças históricas com o que está acontecendo agora;

3 Fatos

Existe um velho ditado no jornalismo que ainda hoje é usado no campo: “Se sua mãe diz que te ama, confira.” Verifique e verifique novamente seus fatos. Certifique-se de verificar também os nomes e a ortografia. 

Se você conhecer e seguir essas três regras, sua carreira no jornalismo será muito bem-sucedida. Se você violar as regras – não se preocupe. Muitos já quebraram todas elas e ainda estão de pé. Só não cometa o mesmo erro de novo.

Algumas pessoas gostam de aprender uma coisa passando por ela e quebrando a cara. Mas se você sempre quebrar as regras de ouro do jornalismo, sua carreira sofrerá. 

Como jornalista, é seu trabalho revelar informações ao público. Isso deve ser imparcial, oportuno e verdadeiro.

Você tem que escrever a verdade do que vê e ouve e deixar o público formar uma opinião. Você sempre deve citar fontes quando estiver escrevendo um artigo de jornalismo, pois não deve atribuir nada ao seu próprio conhecimento. Seus artigos devem ser escritos do ponto de vista de uma terceira pessoa e de fora para dentro. 

À medida que você continua sua carreira, você encontrará sua voz quando se trata de escrever. Não se surpreenda se os seus primeiros artigos forem reescritos pelo seu editor.

Não se apegue a seu trabalho

Outra regra que você precisa aprender quando está iniciando uma carreira como jornalista é não se apaixonar por seu próprio trabalho. Não se sinta magoado se um editor não gostar de uma frase no seu artigo ou fizer algumas alterações.

Eles estão apenas fazendo seu trabalho. Em breve, você conhecerá o editor e eles conhecerão seu estilo de escrita. 

Um jornalista geralmente consegue um emprego como repórter, e tanto a reportagem quanto o jornalismo são carreiras intercambiáveis.

Enquanto muitas pessoas pensam nos jornalistas como escrevendo artigos importantes ou matérias em todo o mundo, a educação de que você precisa para se tornar repórter de jornal e ser escritor de uma revista é a mesma – um diploma em jornalismo.

Quem escreve um artigo imparcial, seja notícias ou reportagens, está praticando jornalismo. Se você optar por ter uma carreira em jornalismo, provavelmente terá muitas atribuições diferentes em sua profissão. As regras básicas do jornalismo se aplicam a tudo o que você escreve. 

Muitas pessoas acham que os repórteres de jornais apenas reportam as notícias e dão mais crédito aos jornalistas enquanto investigam as notícias – isso não é verdade.

A maioria dos repórteres de jornais faz uma boa parte das investigações sobre suas histórias, ou pelo menos deveria. Aqueles que denunciam crimes na área e ações judiciais geralmente são editores que fizeram sua parte justa na investigação de suas histórias.

Leia sempre

Você aprenderá rapidamente, quando estiver iniciando uma carreira no jornalismo, que, quanto mais olhar para uma história, melhor ela será. Às vezes, você tem tempo para fazer isso, outras vezes, está trabalhando em um prazo apertado. 

Você deve trabalhar dentro de um prazo apertado quando for jornalista. Isso não só é importante se você está escrevendo notícias, mas também é um ótimo treinamento para qualquer escritor. Quanto mais você escrever, mais conciso o seu trabalho se tornará e melhor será a qualidade em tempo recorde. 

Se você está interessado em ser jornalista, sente-se e comece a ler. Leia muito, leia sempre. Mantenha-se informado sobre as coisas. Mas não leia apenas notícias de jornal. Leia livros também. Principalmente literatura.

É através dela que você irá adquirir um profundo controle da língua e conseguirá, posteriormente, imprimir uma característica única a seus textos.

Mas talvez a leitura não seja o suficiente para exercer essa profissão. Pode ser o caso de adquirir o diploma em Jornalismo.

Curso superior em jornalismo

No Brasil, desde 2013 não é mais exigido o diploma de Jornalismo para se exercer a profissão.

Pode não ser obrigatório, mas acreditamos ser recomendável.

Até porque o fim dessa exigência para se exercer a profissão não impede que um veículo jornalístico exija o diploma para ocupar seus postos de trabalho.

Se você leva a sério o desejo de se tornar jornalista, é interessante que se forme em um curso superior de Jornalismo.

Jornais locais e on-line estão procurando aqueles que têm formação, que possuem o diploma em jornalismo.

Pense nisso não apenas pelo diploma, mas pela ampla formação que você conseguirá cursando os 4 anos de um curso superior em Jornalismo.

Lá, o leque de possibilidades irá se abrir a você. Lá você poderá se decidir em qual ramo do Jornalismo você irá enveredar, seja jornalismo esportivo, seja investigativo, seja jornal escrito, seja televisivo.

Na universidade você terá diversas disciplinas que irão lhe oferecer um treinamento nesse sentido.

Existem vários cursos superiores de jornalismo em todo o país. Você deve se inscrever em faculdades que ofereçam diploma de bacharel em jornalismo.

Quanto mais prestigiada a faculdade, mais prestigiada é a tarefa quando você sai, embora as coisas estejam mudando rapidamente, pois a Internet é uma competição formidável para a mídia impressa hoje. 

Muitos jornalistas que desejam ter uma carreira na indústria de notícias também serão melhores na transmissão. Isso pode ser útil se você acabar sendo jornalista de televisão.

Um jornalista de televisão irá a uma cena de notícias e reportará sobre isso ao vivo no ar. Para ter sucesso nesse tipo de jornalismo, você precisa ter experiência em contar a história e também em transmitir. 

Os tipos de jornalismo 

No início, é bem provável que você se interesse por todos os tipos de jornalismo que existem por aí. Quando você inicia sua carreira, vai querer aceitar qualquer emprego que conseguir. Algumas das carreiras jornalísticas que você pode considerar incluem: 

  • Repórter de jornal 
  • Redator de Revista 
  • Jornalismo Online
  • Repórter de televisão 

Estes são os principais tipos de carreiras de jornalismo a que você poderá se dedicar, seja através de um jornal televisivo, seja através de publicações na Internet.

É muito comum os empregadores exigirem um portfólio do candidato ao emprego. É uma forma de mostrar sua assinatura, seu trabalho. Você pode criar seu portfólio de várias maneiras.

Abordamos algumas delas em mais detalhes em um material extra do qual falaremos adiante. Mas antes, vamos falar um pouco sobre a área do jornalismo que está em alta, o jornalista freelancer.

Freelancer

Por não haver mais a obrigatoriedade do diploma, nada irá impedir que você possa exercer a profissão de jornalista, desde que o local onde irá trabalhar não possua essa exigência.

Além do mais, como dissemos acima, existe a possibilidade de trabalhar como jornalista freelancer. Esse ramo do jornalismo já é antigo, mas, com a internet, tornou-se uma área de bastante abrangência.

O jornalista freelancer é aquele que não tem vinculo empregatício com o jornal para o qual trabalha. No máximo, pode possuir algum contrato de prestação de serviços.

Quando você trabalha nessa categoria, você não fica restrito a apenas um veículo de mídia. Você pode literalmente vender seus artigos para diversos jornais. Ou pode também ter diferentes contratos de prestação de serviços com diferentes empresas.

São amplas as vantagens quando você se dedica a essa forma de trabalho, a começar pela abolição das fronteiras: como freelancer, você pode prestar seus serviços a qualquer lugar do pais.

Você pode vender seus artigos a qualquer jornal, não importa o lugar. Toda a transação é feita de modo online. Ou seja: você pode trabalhar diretamente de sua casa sem precisar passar por todos os transtornos de quem precisa se deslocar diariamente para o ambiente de trabalho.

Isso sem contar o fato de não possuir mais chefe. Você deverá, no máximo, cumprir com seus prazos e entregar seus textos sempre dentro do limite de tempo exigido.

Áreas para trabalhar como freelancer

A abrangência de ocupações na modalidade de trabalho como freelancer é vastíssima. Não apenas como jornalista em si, mas como escritor freelancer em geral. Veja as áreas em que você poderá atuar:

  • Blogs:
  • Redator de materiais de catálogo;
  • Criador de conteúdo;
  • Redator de pesquisa;
  • Redação de publicidade;
  • Redator de revista;

Entre outros…

Em muitas dessas ocupações, dificilmente lhe será cobrado o diploma de jornalista.

Claro que recomendamos que você faça seu curso universitário para alavancar sua carreira e obter uma formação sólida na área.

Mas a vantagem da não exigência de diploma é que você pode começar desde agora, principalmente em se tratando do trabalho como freelancer.

Imagine você entrar no ramo desde já e, num momento posterior, você poder se dedicar ao curso universitário já com uma boa base, uma prática de campo. Seria maravilhoso, não é?

Preparamos um material para quem deseja trabalhar como escritor freelancer e um outro material extra sobre a profissão de jornalista. Você pode conhecer um pouco mais sobre eles clicando aqui.

Conclusão

Essa é a profissão de jornalista, cada dia crescendo mais e trazendo novas oportunidades que surgem com a massificação da internet e das redes sociais.

Caso essa seja a área a qual deseja se dedicar, o momento de preparação é agora, pois para ser bem sucedido em qualquer área de atuação, é essencial a preparação para se chegar ao nível de excelência.

Em outro artigo, falamos sobre como se preparar para se tornar um profissional do futuro.

Vamos ficando por aqui. Até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *