Food Truck: dicas para começar seu negócio

Food truck, ou comidas sobre rodas, tem crescido cada dia mais no Brasil. Seja em locais públicos, sejam nos Food Parks, os Food Trucks têm trazido produtos alimentícios de qualidade por um preço em conta. Aqui você irá aprender como entrar nesse mercado promissor

Food Truck
Já se foi o tempo em que, para vender comida de excelente qualidade, era preciso ter o próprio restaurante num local fixo

Desde 2014, os food trucks tornaram-se uma verdadeira febre no Brasil, oferecendo comida de boa qualidade com um preço bem mais em conta do que o praticado por grandes restaurantes.

Muitos que estão sem emprego pensam em se lançar nesse mercado e desejam começar a empreender no ramo da alimentação.

No artigo de hoje, falaremos sobre os principais desafios para quem quiser se lançar nessa empreitada de comida sobre rodas que a cada dia cresce mais no país.

Food Truck no Brasil

Os food trucks surgiram nos Estados Unidos, quando os grandes chefs de cozinha procuravam uma opção para poderem apresentar uma culinária mais bem elaborada, sem depender de grandes redes de alimentação, de grandes restaurantes, e passaram a preparar comida em veículos que podiam se deslocar para locais de grande tráfego de pessoas.

Essa moda se espalhou por outros países e começou a ganhar corpo também no Brasil.

Claro que vender comida com o uso de veículos, sem possuir um estabelecimento fixo, não é nenhuma novidade.

Vemos muitos trailers vendendo cachorro quente, espetinhos, entre outros.

Talvez o grande diferencial aqui seja justamente a qualidade. Trata-se de pratos mais bem elaboradas, geralmente com um toque, ou inspiradas por alguma receita de chefs de cozinha.

Por terem um preparo mais arrojado, geralmente levam o nome genérico de comidas gourmet. Como exemplos, temos os hamburguers artesanais, pizzas, crepes franceses, sanduíches naturais, brigadeiros gourmet, sushi, cerveja artesanal e até mesmo comida vegana.

É muito comum a reunião desses carros de comida em um único local, o qual é chamado de Food Park. Esse local pode ser um local público ou privado.

Quando se trata de locais privados, geralmente são escolhidos terrenos amplos, que são capazes de abrigar diversos Food Trucks.

A estrutura é montada de modo muito caprichado, que tem tudo a ver com a filosofia desse tipo de comércio.

O empreendedor de Food Truck pode optar por se instalar em algum desses Food Parks, ou escolher montar seu negócio na rua, geralmente em locais próximos a praças, universidades, ou em qualquer ambiente de grande circulação.

Uma das grandes vantagens é justamente essa: a possibilidade de se locomover, de procurar novos locais caso o local atual não esteja mais tendo bons resultados.

Primeiros passos para ter seu Food Truck

Seja no food park, seja em algum local público, o empreendedor deve ter alguns cuidados antes de iniciar seu negócio. Os principais são os seguintes:

  • Procurar junto à prefeitura de sua cidade quais as documentações necessárias para iniciar suas atividades, para adquirir o alvará de funcionamento. As prefeituras dos grandes centros urbanos já contam com regulamentação para esse setor. Por isso, o primeiro passo é se informar junto à prefeitura todos os trâmites necessários para iniciar as atividades;
  • Procurar a vigilância sanitária para poder cumprir os requisitos necessários para a venda de comida ou de cerveja artesanal;
  • Procurar o Detran de sua cidade para poder regularizar a sua lanchonete sobre rodas.

Cumpridas essas etapas, você deverá preparar seu cardápio.

Sempre tenha em mente que, por se tratar de uma lanchonete sobre rodas, por não ser um restaurante em um local fixo, você deverá preparar um cardápio enxuto. Somente aquilo com o qual você poderá arcar.

Lembre-se que toda estrutura para preparar a comida, tanto os utensílios para preparo, quanto a matéria prima, deverão caber no seu carro. Prepare um cardápio com poucos itens. E, por essa mesma razão, procure caprichar. Tente, se possível, criar algo inovador, que será sua marca registrada, que irá alavancar o seu nome no ramo em que irá trabalhar.

Mas antes de todo esse passo a passo, você deverá escolher com o que irá trabalhar.

Abaixo, listamos alguns produtos que você poderá comercializar. É só escolher aquele que mais lhe agrada.

1 Hamburguer artesanal

O mercado de hambúrguer artesanal tem crescido cada dia mais. É só ver a quantidade de franquias nesse ramos que vêm se multiplicando no país.

Mas o que caracteriza o hambúrguer artesanal exatamente? Como o próprio nome diz, trata-se de um hambúrguer com ingredientes feitos de modo artesanal, começando pela própria carne utilizada: enquanto que nos hambúrgueres tradicionais são normalmente utilizadas carnes processadas, industrializadas, aqui há todo um preparo especial.

Em muitos casos, podem ser utilizadas carnes nobres, mas isso não é regra. A regra é que haja um toque personalizado. É muito comum o uso de combinações de carnes diferentes, os blends de carnes, que resultam num sabor especial.

O mesmo se aplica aos molhos e a outros ingredientes típicos do hambúrguer. Portanto, nada daquelas maioneses, ketchups ou mostardas no sachê. Você deve criar os seus próprios molhos, sempre pensando em deixar sua marca pessoal, para que o cliente saiba que só você é capaz de produzir, fazendo com que ele retorne sempre.

É muito comum encontrar diversas dessas receitas de hambúrgueres artesanais na internet. Mas para quem realmente deseja ingressar nesse ramo e ganhar dinheiro com isso, é necessários um pequeno investimento em cursos para se especializar no preparo.

Pensando nisso, indicamos um curso de hambúrguer artesanal que não apenas dá as receitas prontas, mas ensina todo o passo a passo, além de dicas para quem deseja empreender nessa área. Você pode acessar o curso aqui.

2 Pizza

A venda de pizzas não se resume apenas às grandes pizzarias. Você também pode criar um negócio de food truck onde prepare pizzas para vender.

Você pode também pensar que já existem muitas pizzarias pelo Brasil afora, e que se trata de um mercado saturado.

Pense por outro lado: esse fato comprova que a pizza é um dos produtos queridos do brasileiro. Sempre haverá algum mercado a se explorar. Se criar um diferencial, certamente, você irá se destacar. Caso dê um toque pessoal ao seu produto, em um momento você irá gerar uma clientela fiel e crescer.

Caso esse seja o produto com o qual você queira trabalhar, indicamos um curso para se tornar um pizzaiolo, que é o profissional especializado no preparo de pizzas, desde o preparo da massa, os recheios e o tempero. Você pode acessar o curso clicando aqui.

3 Crepes

Crepe é um alimento preparado a partir do trigo. Com base nele, prepara-se uma massa que é frita na manteiga. Essa massa irá levar diversos tipos de recheios. Esse é basicamente o conteúdo do crepe.

Os recheios irão variar conforme a criatividade de quem prepara.

O investimento em maquinário para produzir o crepe é bem em conta, assim como também o preço da matéria prima usada no preparo.

O crepe é mais uma comida importada de outro país que faz sucesso a cada dia no Brasil.

Um food park que se preza certamente terá um trailer que ofereça crepes.

Aqui, a dica continua a mesma: procure aperfeiçoar suas receitas para dar o seu toque pessoal, de modo que consiga fidelizar seus clientes.

Mas, para chegar a esse ponto, você deverá aprender o beabá da preparação de crepes. Para isso, indicamos a leitura de um e-book que trata do assunto, para que você possa entrar no mundo do crepe e ganhar dinheiro montando seu food truck (ou abrindo seu próprio restaurante, se for o caso).

Conheça mais sobre esse e-book clicando aqui.

4 Comida vegana

Mais um mercado que tem crescido nos últimos tempos é o mercado de comidas para veganos. Só para você ter uma ideia, existe uma estimativa que fala que 14% dos brasileiros se declaram veganos e que 55% consumiriam produtos veganos se estivessem indicados na embalagem.

Caso você ainda não saiba o que é um vegano ou no que consiste uma comida vegana, nós explicamos: vegano é aquele que exclui de sua alimentação qualquer tipo de ingrediente de origem animal. E é isso que os diferencia dos vegetarianos, que ainda consomem coisas como queijo e ovos, alimentos de origem animal.

De modo a compensar a falta desses produtos de origem animal, a culinária vegana é constituída de uma boa dose de criatividade. Existe de tudo: desde sanduíche vegano até estrogonofe vegano. Em termos criativos, o céu é o limite.

Imagine um vegano ir a um Food Park e não ter a opção de comida vegana? Pois você pode ser essa opção. Basta ingressar nesse mundo e se preparar para se tornar um especialista em comida vegana e ter seu próprio Food Truck vendendo essas iguarias.

Indicamos aqui um e-book com 200 receitas veganas, tanto para quem pretende ganhar dinheiro com esse nicho quanto para quem apenas deseja desfrutar desse novo estilo de vida e possuir diversas opções de pratos bem arrojados. Você pode acessar o e-book clicando aqui.

5  Sushi

Antes, uma culinária vista como exótica por muitos, por ter entre seus ingredientes peças de peixe cru, o sushi caiu nas graças do brasileiro.

Claro que, como toda comida típica importada, ele teve suas adaptações quando chegou por aqui.

Trata-se de um tipo de culinária que só tem a crescer. É difícil encontrar alguma cidade que não tenha seu próprio restaurante de comida japonesa.

Alguém pode até pensar que esse mercado já está saturado. Uma das provas que desmentem isso é o caso de um casal que abriu um restaurante que vendia sushi, que conseguiu faturar R$ 3 milhões em 1 ano.

Acredite, você também pode chegar ao patamar de sucesso alcançado por esse casal. É só dar tudo de si e criar produtos de ótima qualidade. Como temos falado em diversos artigos aqui no Blog, o segredo é sempre estudar bastante, se qualificar para atingir o nível de excelência.

Caso você tenha interesse em trabalhar com sushi, então a hora de se preparar é agora. Sugerimos um curso para quem quer iniciar do zero e ganhar dinheiro com a culinária japonesa. Você pode acessá-lo aqui.

6 Cerveja Artesanal

Não podia faltar ela, uma das paixões no Brasil. A cerveja sempre foi uma constante no cardápio dos brasileiros.

Só que, nos últimos anos, essa paixão sofreu um “upgrade”.

Estamos falando da cerveja artesanal, ou, se preferir, cerveja gourmet. Esse mercado cresceu tanto nos últimos anos que as marcas de cerveja tradicionais brasileiras, para acompanhar o mercado, têm investido nos rótulos de cervejas de puro malte, a qual nada mais é que uma cerveja que se utiliza apenas de malte de cevada em sua preparação, sem o uso de milho.

Mas a cerveja artesanal não é apenas sinônimo de puro malte: ela se caracteriza por uma preparação com ingredientes naturais, sem o uso de conservantes.

É cada vez mais comum a criação de marcas de cerveja dentro das garagens das casas. Amigos se reúnem para fazer a preparação, tendo a garantia de um produto de ótimo valor.

O que começa como um hobby, muitas vezes chega ao profissionalismo. É grande o número de criação de diversos rótulos, de diversos tipos de cervejas.

Num bom Food Park não pode faltar um Food Truck especializado em venda de cervejas artesanais, cada uma delas muitas vezes harmonizando com os itens alimentícios citados logo acima.

Se você gosta de cerveja e tem vontade de produzir a sua própria ou até mesmo criar sua própria marca, essa é a hora de começar.

Sugerimos um curso que ensina o passo a passo para a criação de sua própria cerveja. Serve tanto para aqueles que pretendem investir em uma marca própria, quanto para aqueles que simplesmente querem produzir a cerveja para seu próprio consumo. Você pode acessar o curso aqui.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para quem deseja ingressar no ramo de alimentos sobre rodas, os Food Trucks, que vêm crescendo cada dia mais no Brasil.

Agora, não tem mais desculpa. Basta você escolher o produto alimentício com o qual mais se identifica e partir para a ação.

Lembre-se que quem sai primeiro chega na frente. Essa é a hora de você criar seu próprio negócio e ser bem sucedido numa situação de crise.

Aproveite para dar uma olhada no artigo em que falamos sobre como se tornar o profissional do futuro e as profissões em alta para superar a crise.

Vamos ficando por aqui. Até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *