Como se tornar um DJ

Profissão que tem mais crescido nos últimos tempos, o Dj é o profissional que trabalha e se diverte com a música. Aqui falaremos sobre os primeiros passos para quem pretende entrar nesse mercado

DJ
A profissão de DJ é uma profissão cada vez mais em ascensão

Quando você pensa em um DJ, pode pensar em alguém que toca músicas no rádio, alguém que toca músicas em um casamento ou alguém que gira discos em decks de clubes.

Ser Dj é muito mais que isso. É uma profissão que envolve profundo conhecimento musical, tanto das últimas tendências, quanto de músicas de outras épocas.

No artigo de hoje, falaremos sobre essa divertida profissão e daremos dicas para quem deseja entrar nesse mercado.

História do DJ

DJ é um acrônimo para disc jockey, um termo que começou nos anos 50, quando as personalidades do rádio entraram em cena. Embora a música tenha sido tocada nas últimas décadas, o DJ era uma figura de personalidade que atraía os adolescentes.

A década de 1950 foi a primeira década em que o valor do marketing para adolescentes veio à tona. Como resultado, aqueles que tocavam músicas populares no rádio não apenas tinham que tocar as músicas mais importantes, mas também tinham personalidades que os adolescentes admiravam para que pudessem ouvir sua transmissão. 

O DJ tem sido uma instituição na indústria de rádio nos últimos 50 anos, embora o papel tenha mudado drasticamente, especialmente nos últimos 20 anos. No início dos anos 2000, a nova tecnologia tornou possível que as pessoas se tornassem DJs para um casamento e outros eventos.

Contratar um DJ para tocar música em um casamento através de amplificadores era consideravelmente mais barato do que contratar uma banda ao vivo. Como resultado, havia um novo local aberto para aqueles que tinham considerável conhecimento de música e dinheiro para comprar o equipamento. 

Uma das mais representativas nesse sentido, a música house, nasceu nos anos 80 do Século XX. Consistia em misturar vários tipos diferentes de música, geralmente de gravações, e transformá-los em um som único.

Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes, embora um bom DJ que toca em um clube use discos de vinil para criar seu próprio som. Discos de vinil e toca-discos, antes considerados uma relíquia do passado após o advento dos CD e DVD players, voltaram aos clubes. 

Primeiros passos para se tornar um DJ

Simplificando, um DJ é alguém com um conhecimento considerável de música, uma grande coleção de músicas e que sabe tocar a música de uma maneira que os outros desejam ouvir.

Alguém pode ser um DJ no rádio, um DJ em um clube ou um DJ tocando para casamentos e festas. Embora você deva ir à escola para transmitir se quiser ouvir rádio, não precisa ter nenhum tipo de diploma para começar seu próprio negócio como DJ que toca em casamentos e outros eventos. Você precisa de seguidores para se tornar um DJ de um clube popular. 

O atributo mais importante que um DJ tem é um vasto conhecimento de música, do tipo de música que as pessoas querem ouvir. O segundo atributo mais importante de um DJ é sua personalidade.

Ambos os fatores combinados podem transformar alguém em um DJ muito popular e bem pago. Esses atributos não são aprendidos na sala de aula, mas podem ser adquiridos através do estudo da música e da arte de entreter outras pessoas. 

O atributo mais importante que um DJ precisa ter é um vasto conhecimento de música. Não apenas música popular, porque isso vem e vai ao longo das décadas, mas todas as músicas. Um bom DJ saberá a música certa para tocar e quando. Até um DJ que mistura vinil em um clube sabe quais sons combinam bem.

Ser inclinado musicalmente é vital para quem quer ser DJ. Isso não significa necessariamente que eles saibam tocar um instrumento musical, mas devem saber tudo sobre música, do clássico ao hip hop, para ser um DJ de sucesso. 

Os mais bem-sucedidos conhecem bem todos os gêneros e, embora possam preferir um ao outro, percebem que toda música é basicamente uma combinação de vários tipos diferentes de música.

Nada se cria, tudo se copia

Hoje, todos os músicos se inspiraram em músicos do passado. E quem se inspirou em músicos do passado?

Considere, por exemplo, a banda Oasis. Não é difícil perceber sua influência básica, que era os Beatles. Os Beatles, por outro lado, foram influenciados por uma variedade de músicos diferentes, incluindo Elvis Presley. Presley foi influenciado por outros músicos e outros gêneros, incluindo o gospel. Hoje, toda a música deriva de uma variedade de gêneros diferentes. 

A maioria das pessoas pensa que o DJ do clube só toca vinil usando misturas de clubes. No entanto, eles precisam obter a música para essas mixagens de alguma forma. Muitos deles usarão uma combinação de som bombeado através de sintetizadores, bem como discos de vinil, que eles rodam de uma certa maneira que altera o som.

Ao fazer isso, eles estão criando um som específico. É semelhante a tocar um instrumento musical. No entanto, como qualquer pessoa que já tentou tocar um instrumento musical sabe, nem todos os sons que saem do instrumento são bons. Alguns deles tendem a ser reais, outros não. Se você possui um bom ouvido para a músicA, você conseguirá notar a diferença.

Algumas pessoas nascem com um ‘ouvido para a música’ natural. Eles podem captar músicas em suas cabeças e tocá-las novamente em vários instrumentos. Eles podem até compor música em suas cabeças também. Em alguns casos, esses músicos são treinados para obter esse conhecimento da música. Em outros casos, não há treinamento. Paul McCartney, que é sem dúvida o compositor de maior sucesso do Século XX, não tem formação musical formal e não pode sequer escrever ou ler música.

A importância de ter personalidade

Você não precisa ser naturalmente talentoso para obter sucesso como DJ, mas precisa conhecer música. Você precisa ter um ouvido para o qual os sons funcionem bem com os outros, especialmente se você estiver considerando uma carreira nesse campo.

Mesmo se você está apenas procurando emprego como DJ que organiza casamentos e festas, precisa conhecer as músicas certas para tocar e quando tocá-las. O DJ em qualquer casamento geralmente é como o apresentador do casamento. Eles fazem a bola rolar quando se trata de dançar, colocando a multidão de pé, acomodando-os e depois fazendo-os sair quando a noite acaba. 

Se você quer ser um DJ de rádio, por outro lado, terá um catálogo de músicas à sua disposição. Você ainda precisa conhecer as músicas certas para tocar, mas a maioria das pessoas que trabalha no rádio trabalha para uma determinada estação que reproduz um certo gênero de música.

Quando se trata de ser um DJ de rádio, a personalidade é o atributo mais importante. Provavelmente, seu público ouviu as músicas que você está tocando repetidas vezes e pode adquiri-las facilmente. Aqueles que sintonizam seu programa vão querer ouvi-lo, bem como qualquer informação que você possa fornecer a eles sobre o tipo de música que eles estão ouvindo.

A melhor maneira de ouvir música é estudando e ouvindo. Aprenda que tipo de música combina bem com outro tipo de música e pratique criando seu próprio som. Os DJs de clube mais bem-sucedidos do setor têm seu próprio som único que leva as pessoas a ouvi-los. 

Aprender e aprender

Quanto mais você ouvir música, mais aprenderá. Você deve realizar este estudo exatamente como faria em qualquer outro curso. Além de aprender os títulos das músicas, bem como tudo sobre o gênero, você deve aprender sobre os artistas e compositores que tornaram essas músicas populares.

Você também deve aprender um pouco sobre a história da música para ter sucesso nesse campo. Mais uma vez, quanto mais você continuar a ouvir música e apreciar o som, melhor DJ você irá se tornar. 

Além disso, você precisa ter um grande catálogo de músicas à sua disposição. Se você planeja tocar música em um clube, precisa de álbuns de vinil e de músicas gravadas. Você pode baixar músicas da Internet para fazer com que ela toque enquanto gira o vinil.

Quando você ouve música, é provável que um gênero específico tenha um apelo mais forte junto ao público mais do que outros tipos de música. Você deve seguir esse gênero se quiser ter sucesso. Aqueles que são os melhores nesse ramo são aqueles que têm um amor sincero pela música que tocam.

Se possível, faça uma aula de música. Aprenda a tocar um instrumento musical. Você também pode ter uma aula de história da música para aprender mais sobre os diferentes gêneros de música existentes e como eles surgiram. Quanto mais você aprender sobre música, melhor DJ você será. 

Certamente, aprender sobre teoria musical irá ajudá-lo bastante nesse processo. Sugerimos um material onde você pode aprender sobre harmonia musical. Esse conhecimento de teoria musical, aliado à prática de ouvir música, sempre treinando o ouvido, irá torná-lo um profissional mais completo que outros que já estejam no mercado que não possuem essa base. Você pode acessar esse material clicando aqui.

Investindo em equipamento

Antes de poder se tornar um DJ, você precisa investir no equipamento certo. Tenha certeza de que seu som seja bem ouvido. Você pode investir em equipamentos de um custo mais elevado ou começar com uma plataforma giratória e algumas músicas baixadas que você coloca no seu computador. Também deve ter um amplificador capaz de aumentar o volume. 

Se você deseja ter sucesso como DJ, deverá continuar investindo em melhores equipamentos para melhorar a qualidade do seu som. Quanto melhor o amplificador, melhor o som. Você precisa ter um som muito claro para fazer as pessoas dançarem. 

Os computadores tornaram mais fácil não apenas adquirir música, mas também tocá-la para outras pessoas. No entanto, o som estéreo emitido pela maioria dos computadores não é de qualidade suficiente para tocar para outras pessoas em um clube. Você deve investir em equipamentos que lhe permitam começar, para que o som que você toca seja não apenas audível, mas claro também. 

Um microfone também é essencial se você for um DJ. Você vai ser mais do que apenas um rotativo, você será uma personalidade. Isso significa que você precisa falar pelo microfone quando estiver tocando sua música.

Alguns dos profissionais da indústria usarão o microfone de maneira criativa para ampliar ainda mais o som.

Existem várias maneiras de obter o equipamento necessário para se tornar um DJ. A melhor maneira de comprar este equipamento é usá-lo. Muitas vezes, você pode obter preços bons em equipamentos usados ​​do que em novos equipamentos e também obter um maior poder de compra com o seu dinheiro.

Comprar equipamento de um DJ que está saindo do negócio ou que está atualizando seu equipamento é a melhor maneira de obter uma pechincha sobre o que você precisa para levar seu negócio adiante. 

Investindo em tecnologia

Você também pode usar um sintetizador como uma maneira de distorcer o som da música, novamente para criar seu próprio som. Isso pode criar uma qualidade eletrônica no som que você está tocando.

Em resumo, você precisa ter uma maneira de tocar música para as pessoas, para que possam ouvi-lo bem, através de séries de alto-falantes e amplificadores conectados aos alto-falantes.

Se você está planejando gravar discos, precisa de uma plataforma giratória para poder criar sua própria música. Além disso, obter um sintetizador é uma boa idéia para tornar seu som único. É necessário um microfone para ouvir sua voz. 

Alguns dos que começam no negócio de DJ começam com muito pouco equipamento e gradualmente vão aumentando com o passar do tempo. Considere bandas de rock mais antigas, por um momento. Eles não começaram com os melhores instrumentos de qualidade quando começaram a tocar. Se você tiver um bom som e for claro e alto o suficiente para as pessoas ouvirem, poderá começar a adicionar novos itens ao seu equipamento à medida que avança. 

Obviamente, o equipamento mais importante que você pode ter como DJ é um grande catálogo de músicas. Você pode obter músicas de várias fontes, incluindo downloads online. Você deve organizar sua música de maneira a saber onde está tudo e poder tocar a música certa na hora certa. Quanto mais música você tiver, mais sucesso terá quando se trata de ser um DJ. 

Para quem utiliza plataformas digitais, uma boa pedida é o dominar determinados softwares para criar as mixagens. Aqui indicamos um bom curso que te ensina o passo a passo para chegar lá. Você poderá acessá-lo aqui.

Conclusão

Estas forma as dicas para quem deseja iniciar no mundo das pistas de dança.

Aqui, a principal lição é semelhante à de outras profissões já abordadas: quanto mais estudar, com quanto mais afinco você se dedicar, mais você irá avançar em sua carreira.

Boa sorte no aprendizado e sucesso.

Vamos ficando por aqui. Aproveite para dar uma olhada em outros artigos que abordam outras profissões, como tatuador e jornalista.

Um abraço e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *