Como iniciar sua carreira no mercado da beleza

A carreira no mercado da beleza apresenta diversas oportunidades de se construir um nome, poder se destacar e ganhar bastante dinheiro. Aqui veremos algumas dicas para você que quer começar nesse negócio do zero

mulher no salão de beleza
O ramo da beleza está em alta e essa é a hora de você fazer parte desse mundo

Você sempre sonhou em iniciar uma carreira no ramo da beleza, mas nunca teve coragem?

Saiba que esse mercado é um dos que mais crescem no país. Também já falamos aqui que o cabeleireiro é uma das 7 profissões que continuarão existindo no futuro.

Talvez seja a hora de você também fazer parte dessa história de sucesso e iniciar sua carreira no ramo da beleza.

Pode ser que você só precise de um pequeno empurrão e de algumas dicas valiosas.

Neste artigo iremos lhe passar algumas dicas para começar nesse negócio e fazer aquilo que você sempre sonhou. De quebra, indicaremos um curso online para você iniciar o aprendizado desde já.

Vamos às dicas.

1 Pensando no que vai fazer

Mulher pensando
O planejamento é uma etapa essencial para quem quer investir nessa profissão

Assim como acontece em todo negócio, na carreira no ramo da beleza é necessário, antes de tudo, saber o que exatamente você vai fazer, como será o seu trabalho.

Isso porque o mercado de beleza possui diversas ramificações. Existem diversos ramos em que você poderá investir.

Mas antes disso, uma pergunta mais fundamental ainda: como você pretende trabalhar? Por contra própria ou trabalhando para alguém?

Bom, para iniciar as atividades em qualquer negócio, nós devemos ter duas coisas: dinheiro e conhecimento.

Supondo que você não tenha nem dinheiro – ao menos não o suficiente para criar uma estrutura, para abrir um salão de beleza – nem tenha conhecimento – o conhecimento aqui diz respeito não somente ao conhecimento técnico em si, o de cortar cabelo, mas também conhecimento de sua futura clientela –, então a melhor forma de iniciar é trabalhando em algum salão.

Mas quais são as razões para isso? Primeiramente, se você está começando do zero, você ainda não possui uma bagagem suficiente para tocar um negócio sozinho. Você não vai apostar suas fichas num negócio que você ainda não compreende, em que ainda não possui as técnicas necessárias.

Além do mais, você ainda não conhece sua clientela, ainda não sabe os desejos de seus futuros clientes. E o desejo do cliente será a meta do seu trabalho.

Portanto, a melhor forma de conhecer é começar no ramo trabalhando num salão de beleza. Lá você irá conhecer as técnicas com outras pessoas, você irá se aprimorar cada vez mais.

E faça o possível para trabalhar com os melhores, para você aprender com eles.

Quando alguém é realmente bom naquilo que faz, não irá se incomodar em ensinar aquilo que sabe. Essa pessoa não teme uma possível concorrência de sua parte.

2 Conhecendo o negócio na prática

corte de cabelo em um salão de beleza
Trabalhar na prática será uma importante escola para você se aperfeiçoar

Ao iniciar a carreira num salão de beleza, você irá conhecer, na prática, todos os meandros da profissão.

Você verá, no dia a dia, como os profissionais dessa área trabalham. Você irá aperfeiçoar os conhecimentos que já possui, tanto na parte técnica em si, quanto na forma de lidar com a clientela.

E essa também é a chance de você conhecer os melhores produtos, as melhores marcas usadas pelos profissionais de beleza.

Você irá travar conhecimento com os fornecedores desses produtos e adquirir seus contatos. Isso será primordial no futuro momento em que você for iniciar seu próprio negócio.

Ao lidar com a clientela, você também irá criar sua própria rede de contatos para um futuro negócio seu. Não quer dizer que você vá “roubar” os clientes do salão em que trabalha. Mas irá aumentar o seu networking.

Esse networking abrande tanto uma possível clientela quanto o conhecimento dos profissionais do ramo. Essa rede tende sempre a se ajudar e buscar a excelência. Lembre-se: se não ajudam um ao outro, então não são os melhores. Por isso, nunca se esqueça de estar na companhia dos melhores no ramo.

3 Investir no aprendizado

tesouras de salão de beleza
Todo o conhecimento que você adquirir nessa fase será fundamental para seu sucesso

A exemplo de qualquer outra profissão, a regra aqui é a mesma: sempre investir em seu aprendizado.

Esse, na verdade, é o seu maior capital: o conhecimento que você possui na sua área. Ao contrário do dinheiro ou de certos tipos de bens, esse capital de conhecimento nunca se degrada. Mas sempre aumenta.

No tempo em que você estiver trabalhando em um salão, invista em cursos, workshops. Participe de conferências que ocorram no ramo de beleza.

Tudo isso irá contribuir para torná-lo um profissional competente, que se destaca em relação aos demais. Você deve consumir o máximo possível de conhecimento nessa área. Faça disso uma obsessão na sua vida.

Aliado a isso, procure sempre fazer tudo da melhor forma possível no seu trabalho. Quando você se esforça, quando você foca na excelência, as pessoas percebem.

Aquela pessoa que você está atendendo, ainda que não se torne seu futuro cliente, pode, contudo, indicá-lo a outras pessoas. É o famoso marketing de boca a boca. Isso fica ainda mais forte no mundo das redes sociais.

E lembre-se de que aquilo que pode mais, também pode menos: se, por outro lado, você for um profissional indolente, que não se preocupa em atingir a excelência, as pessoas também irão perceber isso. E irão contar para outras pessoas, pessoas estas que poderiam se tornar seus futuros clientes.

4 Planejando seu negócio

material de cabeleireiro
Esse é o momento de poupar para poder comprar os melhores materiais disponíveis

Além das dicas que demos aqui em relação ao tempo que você passará trabalhando num salão de beleza, você deverá atentar para outra coisa: poupar.

Já que a ideia é montar seu próprio negócio no ramo da beleza, será necessário ter dinheiro para investir. E você irá usar esse tempo que trabalhará para os outros para juntar dinheiro.

Você deverá estar determinado. A cada mês, diminua seus gastos para juntar o máximo possível no menor tempo que der.

Você estará, desse jeito, investindo de duas formas: de um lado, estará investindo no seu aprendizado e excelência. De outro, irá investir numa poupança que servirá para montar seu negócio.

Outra coisa: siga o velho ditado, faça de tudo para “não colocar o carro na frente dos bois”. Não tenha pressa de montar seu próprio negócio.

Em primeiro lugar, porque quanto mais tempo você passar trabalhando com os outros profissionais, mais você irá aprender e um melhor profissional você irá se tornar.

Em segundo lugar, porque para abrir logo seu negócio, você irá precisar de dinheiro e, provavelmente, você não terá tido tempo de juntar todo o necessário, precisando recorrer a empréstimos. E não é nada bom iniciar um negócio já devendo dinheiro.

Se quiser saber mais como montar sua própria empresa, preparamos um material que mostra como fazer seu negócio crescer, que você pode acessar aqui.

5 Começando seu negócio

desenho de um cabeleireiro cortando o cabelo
Está na hora de começar a agir

Supomos que você já tenha aprendido bastante todas as técnicas possíveis, todos os materiais indispensáveis que digam respeito ao ramo de beleza.

Supomos também que você já tenha juntado dinheiro suficiente para potencializar de vez sua carreira, montando seu salão de beleza.

Essa é a hora de colocar a mão na massa.

Você deverá conhecer seus possíveis concorrentes na região em que irá abrir seu negócio.

Deverá pesquisar salas para alugar. De preferência, numa localização estratégica e com um aluguel que esteja dentro de suas possibilidades.

Isso, claro, se você não possuir um lugar para montar o salão. Há muitos casos de pessoas que abrem um salão em suas próprias casas.

Nesse caso, você já poderá economizar no dinheiro do aluguel. Os gastos irão se concentrar em possíveis reformas que você fará, de modo a possibilitar uma entrada para sua casa independente da entrada para o salão.

E haverá também os gastos com as instalações: a possibilidade de instalar um ar condicionado, instalações elétricas, material que você irá usar, sejam secadores, tesouras, enfim, todo o material necessário para o trabalho do dia a dia.

Veja também a possibilidade de contratar uma manicure. Você poderá pagar um salário para ela ou combinar de forma a que ela tenha uma comissão sobre cada serviço feito.

Você deverá ter sempre a visão de empreendedor: do dinheiro que for entrando, você deverá reservar uma parte para reinvestir no negócio. É assim que você irá crescer cada dia mais.

6 Divulgação

A propaganda é a alma do negócio. Se você seguiu as dicas acima, você estará trabalhando de modo a sempre buscar atingir a excelência.

Se você está fazendo isso, as pessoas começarão a contar para outras. Com isso, a sua clientela irá crescer cada vez mais.

Mas não se contente apenas com a divulgação do boca a boca. Procure sempre fazer uso das redes sociais.

Crie uma fanpage no Facebook. Divulgue produtos, poste dicas de beleza. Coloque sempre conteúdos relevantes.

Quando você faz isso, as pessoas irão compartilhar suas postagens e seu negócio vai ficando cada vez mais conhecido.

Use também o Instagram. Crie uma página no Instagram e passe a seguir as pessoas que se interessam por assuntos ligados à beleza.

Poste coisas relevantes. Poste, principalmente, fotos bonitas, de qualidade.

Se possível, contrate alguém para tirar fotos profissionais do seu trabalho. Ou então peça ajuda a algum amigo. O resultado do seu trabalho nas redes sociais é um importante portfólio para seu negócio.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para você iniciar seu negócio no ramo de beleza.

Essa, como qualquer outra carreira, demanda um sério investimento, tanto de aprendizado quanto de dinheiro.

Mas nunca se esqueça que o maior de todos os investimentos ainda é o conhecimento. É melhor você ter conhecimento sem dinheiro do que ter apenas dinheiro, sem conhecimento.

Para ilustrar isso, imagine a seguinte situação: pense num grande cabeleireiro, um que já tenha um nome no mercado, um dos melhores do ramo.

Imagine que ele tenha perdido todo o seu dinheiro. Esteja sem nada.

Com o conhecimento que ele possui, ele poderá se levantar novamente. Ele poderá reconstruir todo o seu império.

Mas tudo que esse grande profissional construiu, necessitou de tempo e dedicação.

Nenhum profissional que chegou ao topo conseguiu chegar lá sem bastante esforço. Mas quando se gosta do que faz, todo esse esforço é cumprido com prazer. Esse será o seu caso.

Está pronto para começar essa jornada?

Pois se você pretende iniciar sua carreira no ramo da beleza, está na hora de dar os primeiros passos. Começar os estudos para se aperfeiçoar cada vez mais.

Para isso, nada melhor que um curso online para você aprender no seu ritmo, sem precisar sair de casa.

Indicamos um curso online para você, que irá começar do zero. Você pode acessá-lo aqui.

Mas para quem já iniciou nessa área, indicamos alguns, como esse especialmente para tranças afro e penteados, ou este sobre colorimetria.

Mas pode ser que o seu desejo seja realmente montar uma barbearia. Nesse caso, indicamos um curso, que você pode acessar aqui.

Vamos ficando por aqui. Esperamos que tenha aproveitado essas dicas para essa nova empreitada que irá mudar sua vida.

Fique de olho que sempre estamos trazendo novos artigos como esse para que você consiga realizar aquilo que almeja e encontre a profissão que mais se adeque a seu perfil.

Um abraço e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *