10 Profissões que irão desaparecer no futuro próximo
A tecnologia se desenvolve cada dia mais e vai deixando para trás velhos costumes e até velhas profissões. Conheça aqui 10 profissões que estão com os dias contados
Hoje, nós teremos um tema diferente para você. Para alguns, o futuro só pode ser imaginado como algo incrivelmente emocionante, com novas tecnologias e novas oportunidades, mas, para outros, o futuro não parece ser tão brilhante.
Nesse artigo, iremos levantar algumas preocupações com você a respeito de um estudo feito na Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde os pesquisadores chegaram à conclusão de que 47% de todos os empregos atuais desaparecerão nos próximos vinte e cinco anos, com alguns deles sendo totalmente automatizados ou atualizados, para um ponto onde apenas uma fração da força de trabalho será necessária.
Isso irá impactar de modo significativo na forma com a qual você planeja o seu futuro.
Ao voltarmos ao passado, como no livro “1984”, em que George Orwell já imaginava um mundo onde todos eram vigiados em tempo real, podemos ter uma leve noção do que está para acontecer.
Ou no caso da viagem à lua, do autor Júlio Verne, que já previa, no século 19, o disparo de um foguete tripulado ao satélite da Terra, para voltar com auxílio da gravidade lunar.
Tudo aquilo que se imagina hoje é o primeiro passo da realidade de amanhã.
Então, nesse artigo, nós vamos mostrar apenas algumas das profissões que poderão mudar radicalmente nas próximas décadas e nos anos que se seguem.
Se você está trabalhando atualmente em qualquer uma destas áreas que serão mostradas aqui, pode ser um sinal e um importante alerta para você procurar novas alternativas. Vamos a elas.
1 Motorista
Para quem acompanhou o início e a atual popularização de aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber, por exemplo, deve lembrar-se da época em que os motoristas de táxi realizavam protestos contra a utilização desses serviços.
De fato, a diferença era gritante. A começar pela economia de dinheiro ao se contratar os dois serviços: o preço do uso dos aplicativos era bem mais em conta.
Além do mais, com o uso de inteligência artificial, esses aplicativos conseguem identificar motoristas que estejam mais perto do usuário, de modo que a demora em chegar o carro é reduzida de forma drástica.
Os protestos dos taxistas foram um prenúncio de um processo irreversível proporcionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Parece ser uma das profissões que está com os dias contados.
Mas eles não são os únicos.
Se o seu trabalho consiste em dirigir qualquer tipo de automóvel, você corre o risco de, nos próximos anos, ficar fora do mercado de trabalho.
Motoristas de ônibus, caminhão, motoristas de entrega, todos estão à beira da automação completa.
Somente nos Estados Unidos, há 15,5 milhões de caminhões e 2 milhões de carretas na estrada.
Estes profissionais correm o risco de perder seus postos em alguns anos, pois a auto condução de caminhão não precisa parar para descansar, pois estará atento à estrada 24 horas por dia.
No futuro próximo, entrar em um carro será como entrar em um elevador: bastará pressionar um botão, que ele te levará para onde você quiser.
Por isso, profissionais dessa área terão de se reinventar.
Isso pode até ser fácil se você está atualmente com idade entre 20 e 30 anos, mas uma pessoa com mais de 50 anos, um motorista de táxi, por exemplo, pode encontrar dificuldades para se adaptar a essa nova realidade.
2 Agricultor
O trabalho na agricultura sempre contou com o trabalho humano intensivo. Era enorme a quantidade de postos de trabalho quando se tratava do números de emprego anos atrás.
Hoje em dia, isso mudou dramaticamente.
Ainda podemos ver a agricultura como um trabalho humano extensivo nas partes subdesenvolvidas do mundo, mas, em um nível macro, isso está cada vez mais sendo automatizado.
Contando com poucos indivíduos especialmente treinados, que operam máquinas pesadas a partir do conforto do escritório, através de conexões sem fio, o trabalho que antes era necessário um profissional fazer, como medir o tamanho de um lote, por exemplo, hoje é feito com o uso de drones, a partir de imagens de satélite.
O mesmo para remover ervas daninhas e outras pragas nas plantações. A colheita e o plantio podem ser feitos em uma pequena fração de tempo do que costumava ter, graças ao hardware especializado.
E o transporte de toda essa colheita será feito por caminhões autônomos, como os citados anteriormente.
Mesmo que você pense que no Brasil isso vai demorar para acontecer, pode acreditar que essa hora vai chegar, assim como já temos por aqui carros elétricos.
Hoje, apenas uma média de dez empresas controlam quase todos os grandes alimentos e bebidas de marca no mundo.
Tudo o que você come provavelmente vem de um deles, como Nestlé, Pepsi, Coca-Cola, Unilever, Danone, General Mills, Kellog, entre outros.
3 Gráficas e editoras
O jornal impresso e a mídia tradicional impressa estão morrendo aos poucos e sofrendo com a evolução da internet.
As notícias de hoje você pode obter via twitter ou transmissões ao vivo, como já está acontecendo em todos os tradicionais veículos de informação.
A publicidade impressa hoje tem sido substituída por anúncios criativos em mídias sociais.
No Brasil, editoras como a Livraria Cultura, segunda maior rede de livros do país, pediu concordata.
A Saraiva, que já vinha negociando pagamento com as editoras, entrou num processo de reestruturação, que deve estar longe de terminar.
A Companhia das Letras, editora com um dos maiores catálogos do país, teve seu capital vendido para o grupo internacional Penguin Random House.
Poderia ser o fim, mas parece ser o começo de uma outra era.
Essas mudanças aumentaram a importância da publicação digital ou da auto publicação, que passa a ser uma alternativa de quem foi rejeitado pelas editoras, para, aos poucos, conquistar seu lugar ao sol.
Empresas como a Amazon contam com uma estrutura que possibilita a edição de um livro por parte de qualquer autor, desde que cumpra com alguns requisitos básicos.
4 Operador de caixa
No Brasil, na cidade de São Paulo, já tem supermercado sem operador de caixa.
Os consumidores registram e pagam suas compras no aplicativo do celular, sem a ajuda de vendedores. A loja fica no bairro do Itaim, que funciona 24 horas por dia.
Só nos Estados Unidos, são oito milhões de pessoas que trabalham como caixas de supermercado e lojas de departamento.
Por enquanto, pois já existem estações de auto check out, onde você passa suas compras sem a ajuda de operador. A Amazon, que adquiriu a rede de supermercados Whole Foods por quase 14 bilhões de dólares.
Já está em fase de testes o que eles chamam de Amazon Go, a loja com 10 seres humanos envolvidos, onde você entra obtendo o que você precisa e sai com tudo que você comprou, sendo automaticamente deduzido dos seus sensores de cartão de crédito.
Portanto, se você trabalha como operador de caixa, está na hora de começar a rever seus conceitos e buscar outras profissões.
5 Agentes de viagem
Quando foi a última vez que você foi a uma agência de viagens para reservar um vôo? Faz tempo, não é?
Isso se deve à existência de diversas ferramentas que fazem esse serviço.
Sites como o Skyscanner assumiram a indústria de reserva de bilhetes de vôo, o Booking assumiu a indústria de reserva de hotel e o site Airbnb serve como uma outra opção de reservas de pessoas de todo o mundo que cedem o espaço de suas casas e acomodações.
Há também outros serviços de profissionais como práticas de culinária ou uma sessão de fotos em algum parque da Disney, tudo isso sendo reservado com antecedência pelo site.
Logo, não há nenhuma necessidade para uma pessoa reservar o vôo, um quarto de hotel, pois você pode fazê-lo sozinho, com seu smartphone.
Um outro exemplo encontramos no site Decolar. Nele, existe a possibilidade tanto de realizar a compra de passagens, quanto reservar quartos em hóteis, ainda que seja em outros países.
Esse site também oferece a possibilidade da contratação de pacotes de viagem, onde estão incluídas tanto as passagens quanto a hospedagem. E note que o próprio site faz a busca pelos melhores preços.
Imagine se você fosse sair de agência em agência para buscar a opção mais rentável? Daria um trabalhão, não é? Esta é mais uma das profissões que está com os dias contados.
6 Trabalhadores de fábrica
Desde o advento da revolução industrial, as máquinas tornaram as nossas vidas mais fáceis.
A indústria desenvolveu-se, em boa parte, criando soluções para facilitar o dia a dia das pessoas.
Objetos industrializados sempre procuraram tornar a vida de todos um pouco mais confortável e um pouco mais cômoda.
Só que, em meio a esse processo de constante automação, o próprio processo de fabricação desse tipo de objeto também está passando por uma fase de automação.
Os profissionais que antes trabalhavam na confecção desses artefatos, passaram a ocupar um posto diferente.
Agora eles foram relocados para operar máquinas que substituem o trabalho de seres humanos.
Um exemplo disso encontramos na construção civil.
Um outro exemplo, ainda mais claro, encontramos na indústria automobilística.
Podemos comparar a forma como os carros foram construídos há 100 anos, nas fábricas da Ford, por exemplo, da forma como eles são construídos hoje nas fábricas mais modernas.
Vemos que as peças são hoje montadas com uma precisão incomparável ao da época do advento da fabricação de automóveis, no século passado.
No futuro, será apenas um profissional para fazê-la funcionar. O operador programa a máquina e os softwares controlam os robôs para fazerem o serviço pesado.
7 O gerente de banco
Você dificilmente vai ao banco para interação social.
Para ser bem honesto, a visita ao banco é feita quando é realmente necessária e hoje, através do seu smartphone, por meio do aplicativo do seu banco, você checa o saldo em conta, faz transações e também investimentos.
Se você precisar sacar dinheiro é só ir a um caixa eletrônico.
Através do aplicativo do banco você também pode abrir uma conta bancária.
Apenas nos casos em que você está procurando os serviços especializados é que você precisa ir até seu gerente de banco.
Portanto, trata-se de mais uma das profissões que não irá durar muito tempo.
8 Pilotos e soldados militares
O setor militar é mais sensível à inovação e o primeiro a abraçá-la e implantá-la.
Se voltarmos no tempo, para as antigas guerras, vemos que elas foram decididas com base em quem teve o maior número de tropas.
Só que, hoje em dia, você não vê mais pessoas segurando baionetas e andando a cavalo para a batalha, porque isso seria ineficiente.
Um drone pode acertar um alvo com mais precisão do que qualquer ser humano e sem pôr em risco a vida do piloto, que está sentado confortavelmente em uma cadeira do outro lado do mundo.
Ainda há uma necessidade de soldados humanos, mas não da forma como acontecia antes. Esta profissão não irá desaparecer como a exemplo das outras. Caso você tenha interesse nessa área e deseja entrar para a carreira militar, há um excelente curso para Sargento da ESA. Você pode acessar esse curso aqui.
9 Call center telemarketing
Você deve ter percebido que existem cada vez menos profissionais de Telemarketing trabalhando.
Toda a indústria tem sido invadida por anúncios direcionados.
Em toda a internet e em todos os seus dispositivos, anúncios são criados com base nas informações de empresas de tecnologia, que se reuniram a partir de seu uso em suas plataformas como o Facebook, por exemplo.
Eles usam seus dados a partir das coisas que você gosta.
Os anúncios estão ficando mais espertos com suas preferências, pois as informações que são fornecidas a seu respeito por empresas de marketing ajudam os anunciantes a aprenderem mais sobre você e é por isso que os operadores de Telemarketing e Call Center estão se tornando trabalhos obsoletos.
Essa nova tendência é chamada de Marketing Digital. Podemos dizer que esse é o futuro do marketing. Para quem não quer ficar para trás e deseja conhecer um pouco mais sobre esse mundo, selecionamos uma dica imperdível, um treinamento que ensina como ganhar dinheiro nesse ramo. Você pode acessá-lo clicando aqui.
10 trabalhadores da Construção Civil
Na construção civil não só engenheiros e arquitetos fazem uma obra acontecer.
Ao lado desses profissionais, existe uma equipe treinada para obter o sucesso e o bom desempenho da obra, como pedreiros, ajudantes de pedreiro, eletricista, encanador, gesseiro, entre outros.
Embora os números não sejam claros, há pelo menos 200 milhões de pessoas trabalhando na construção civil em todo o mundo e com os países em desenvolvimento que querem expandir cada vez mais.
A realidade é essa, porque a tecnologia está ficando cada vez mais eficiente e acessível.
À medida que a tecnologia avança, podemos ver que trabalhadores da construção civil seguirão o mesmo caminho que aqueles que costumavam trabalhar na indústria da agricultura no passado.
Isso, a menos que você seja o proprietário da empresa ou um empreendedor no ramo. Se você for engenheiro e deseja saber como se tornar um empreendedor para realmente ganhar dinheiro no ramo e ter um futuro garantido, selecionamos um curso para você. Você pode acessá-lo, clicando aqui.
CONCLUSÃO
Este artigo não tem o intuito de preocupar você e sim deixá-lo mais familiarizado com o que está acontecendo e com o que está para acontecer.
O fato de certas profissões desaparecerem não é uma novidade dos nossos tempos.
Ao longo da história, à medida em que novas tecnologias foram se desenvolvendo, certas profissões deixaram de existir.
Acredite: no passado, quando ainda não existia energia elétrica, existia uma profissão de acendedor de postes, pois os postes eram como candeeiros.
Essa profissão, e muitas outras, desapareceram, assim como outras estão para desaparecer como as citadas aqui nesse artigo.
A boa notícia é que, da mesma forma que algumas profissões desaparecem, outras são inventadas, outras surgem com o desenvolvimento tecnológico.
Se você trabalha em uma dessas profissões, aproveite e dê uma olhada no artigo Profissões em alta para superar a crise para descobrir novas oportunidades. Até o próximo artigo.