7 profissões que ganham bem que continuarão existindo no futuro

Quando se fala em novas tecnologias, geralmente se vê um futuro sombrio pela frente em relação a algumas profissões. No artigo de hoje, falaremos das profissões que ganham bem que não serão afetadas pelas novidades tecnológicas

Algumas profissões continuarão sobrevivendo às inovações tecnológicas

Se preferir, você pode ouvir o áudio do artigo

Muito se fala sobre como as novas tecnologias têm trazido desemprego para diversos tipos de profissões e sobre como algumas profissões irão acabar nos próximos anos ou décadas.

Num artigo anterior, falamos sobre as 10 profissões que irão desaparecer no futuro. A boa notícia é que, enquanto algumas profissões irão desaparecer, outras irão permanecer, mesmo num futuro próximo.

Neste artigo iremos falar sobre as sete profissões que ganham bem que irão resistir aos avanços tecnológicos e que irão continuar existindo no futuro. Vamos a elas.

1 Profissões que demandam criatividade

O artista não será substituído por máquinas

Embora saibamos que praticamente todas as áreas irão se beneficiar com o uso de tecnologia e desenvolvimento cada vez maior da inteligência artificial, existem determinadas áreas que não serão substituídas pelas máquinas.

Uma dessas áreas está ligada a processos que envolvem a criatividade. A criação humana, por meio da arte, tem sido produzida há séculos por artistas, cantores e músicos.

Eles inventam novas formas de expressar e compartilhar as diversas experiências humanas mediante um meio de expressão que se liga diretamente ao espírito criador humano.

As máquinas conseguem reunir dados e executar processos por meio de comandos pré-configurados.

No entanto, elas não conseguem atuar no sentido de criar coisas, inventar objetos relacionados ao que há de mais íntimo no espírito humano.

Por mais que a inteligência artificial avance a passos largos, é impensável a ideia da possibilidade de vir a existir algoritmos que pensem, que sejam capazes de criar arte.

Sabemos que já existem, por exemplo, robôs que executam diversos tipos de música. Para isso, basta apenas que lhe seja fornecida uma partitura e o show está garantido.

Mas não há como existir um robô que seja capaz de criar sua própria música, assim como não há como conceber uma inteligência artificial capaz de elaborar uma obra de arte.

Elas são traduções de experiências humanas, daquilo que existe de mais íntimo na psique, no espírito do homem.

Ainda que se crie um algoritmo capaz de forjar, de modo aleatório, harmonias musicais, por exemplo, isso jamais poderá se igualar à manifestação de sentimento de uma pessoa viva em modo de linguagem musical.

Portanto, se você trabalha com qualquer profissão que envolva a criação artística, seja ela musical, plástica ou literatura, pode ficar tranquilo que seu lugar no futuro está garantido.

Se você ainda não trabalha com isso, pode ser a hora de começar. Que tal um curso de desenho? Sugerimos um muito bom. Você pode conhecer um pouco mais clicando aqui.

2 Profissões de chefe de linha de montagem

Quando vemos uma fábrica, em sua linha de produção, percebemos que, cada vez mais, a montagem das peças é realizada de modo automático, por meio de robôs controlados por programas.

Tudo parece muito perfeito e à prova de falhas. Mas uma linha de montagem sempre está sujeita a problemas. Gargalos são inevitáveis.

Embora tudo – ou quase tudo – esteja automatizado nessa linha de produção, a capacidade de lidar com esse tipo de problema, de resolver esses gargalos, só pode ser desempenhada por um ser humano.

As máquinas, embora sejam muito mais rápidas para montar os produtos – com uma precisão que nenhum humano alcançaria –, não têm a capacidade de lidar com a resolução de problemas, que exigem a habilidade de análise e criatividade para lidar com situações adversas.

Essa tarefa só pode ser desempenhada por seres humanos.

Num futuro em que quase tudo esteja automatizado, ainda haverá pessoas para lidarem com os problemas que porventura venham a surgir.

3 Cabeleireiros

Não há robô que consiga cortar um cabelo como o ser humano

Você consegue se imaginar num futuro indo a um salão de beleza onde só trabalham robôs?

Nessa situação, como seria contar e ouvir fofocas de máquinas cuja única função seria o corte automatizado de cabelos, tratamento de unhas, entre outros?

Seria chato, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, você pode estar pensando: esta seria a única atividade que um robô não seria capaz de executar, contar ou ouvir fofocas? A resposta a isso é não.

Os robôs não só não têm a capacidade de ser confidentes de segredos, como também não possuem a habilidade mais natural possível, que é cortar um cabelo.

Diversas já foram as tentativas de automatiza esse processo, mas, até agora, nenhuma obteve sucesso.

A destreza necessária para cortar um simples cabelo só pode ser exercida por um ser humano.

A isso se soma também a capacidade de criar novas possibilidades, novos cortes, novas tendências.

Estas coisas não podem ser criadas por uma máquina, mas apenas pelo gênero humano, sempre lidando com as mudanças da cultura e do mundo que o rodeia.

Por essas e outras, podemos colocar a profissão de cabeleireiro como mais uma que está protegida contra o desemprego gerado pelas máquinas.

Se você quiser iniciar nesse ramo, sugerimos um curso de cabeleireiro para quem quer começar do zero. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Talvez a sua praia sejam as barbearias, que estão muito na moda atualmente. Nesse caso, você pode se interessar por um treinamento que ensina o passo a passo para se tornar um barbeiro. Você pode acessá-lo aqui.

4 Terapeutas e psicólogos

Se seguirmos a mesma lógica aplicada ao item em que falamos sobre os artistas, também chegaremos a outras profissões.

Essa é a lógica que diz respeito à incapacidade da máquina de lidar com coisas puramente humanas.

Uma dessas é curar a mente humana.

Por mais que a máquina seja especialista em resolver problemas de lógica e lidar com dados complexos – e essa função, diga-se de passagem, ela desempenha de modo bem mais eficiente que o humano – ela não possui a capacidade de codificar os mais profundos dilemas das pessoas.

Traumas, frustrações, fobias não são simples dados que podem ser computados por uma máquina.

Só um ser humano, que passa pelas mesmas coisas, ou por situações semelhantes – ainda que essa experiência seja puramente imaginativa, como na leitura de uma obra literária –, é capaz de analisar tais situações em busca de uma resposta, em busca de uma forma de diminuir os males da alma.

Mesmo que um robô fosse capaz, na melhor das hipóteses, de tratar esses males da psique, propondo soluções por combinação de algoritmos, ainda assim ficaria faltando algo essencial, que é o calor humano, a capacidade de se sensibilizar com a dor alheia e poder estender a mão, oferecer um ombro amigo.

Essa tarefa jamais poderá ser desempenhada por uma máquina. Como sabemos que as dores da alma não cessarão de existir, nem num futuro próximo, nem num distante, podemos concluir que o psicólogo e o terapeuta são mais alguns exemplos de profissões que irão sobreviver aos avanços da tecnologia.

5 Professores

O professor é uma das profissões que jamais irá acabar

Como vimos no caso dos artistas e no caso dos psicólogos e terapeutas, há certas atividades profissionais que demandam uma ligação direta de um ser humano para com outro, por possuírem um repertório em comum, que não pode ser compartilhado por uma máquina.

Os robôs jamais poderão desenvolver a sua própria linguagem até chegar a um nível em que sejam capazes de passar uma determinada informação para uma pessoa, principalmente se esta pessoa estiver com dificuldades de apreender um determinado conteúdo.

Essa habilidade é própria do ser humano. E a profissão que lida, de forma específica, com essa habilidade, é o professor.

Só mesmo ele é capaz de lidar com as limitações do aluno em entender alguma informação e adaptar a sua própria linguagem de modo a fazer com que essa informação seja absorvida pelo estudante.

O professor, pelo visto, não tem prazo para acabar. Na verdade, vemos que o contrário disso está para acontecer.

Isso porque não só a profissão de professor não irá acabar como ele irá passar por um upgrade.

Na verdade, esse processo já começou. Estamos nos referindo ao ensino online.

Você já parou para pensar quantos são os exemplos de professores online atualmente? São muitos os exemplos.

A começar pelas próprias faculdades: muitas delas estão criando cursos em EAD (ensino a distância). Outras estão surgindo de modo exclusivamente a distância, onde não há mais aulas presenciais.

Além disso, existem hoje diversos cursos online sobre as mais diversas áreas. Se você sabe muito a respeito de algum assunto, você também pode criar seu próprio curso online. Se quiser saber mais sobre como você pode implementar seu próprio curso, sugerimos um treinamento que ensina sobre isso e sobre outras formas de marketing digital. Você pode acessá-lo, clicando aqui.

6 Profissionais de saúde

Na área da saúde, é inegável o avanço da tecnologia como auxiliar na cura de pacientes. A medicina é uma área que sempre demandou esses avanços e se beneficiou deles.

Um dos mais notáveis, nesse sentido, são algumas aplicações de robótica na cirurgia de pacientes.

A mão do robô chega a alcançar áreas que seriam inatingíveis para as mãos humanas.

Mas isso tudo sendo controlado, remotamente, pelo ser humano.

Esse é só mais um exemplo de uma aplicação tecnológica que requer o controle e a capacidade de decisão de um ser humano.

Por mais que possamos enxergar tais avanços, fica difícil imaginar humanos sendo atendidos num consultório por médicos robôs.

Aqui, vale a mesma máxima aplicada aos casos anteriores: a experiência de ser humano só pode ser compartilhada e sabida por um outro ser humano. É um repertório que não pode ser acessado por uma inteligência artificial.

7 Babás e cuidadores de idosos

Babás e cuidadoras não serão substituídas por máquinas

Por mais que a inteligência artificial se desenvolva para realizar determinadas tarefas mecânicas ou outras que demandam o tratamento de dados para se chegar a certas conclusões lógicas, há certas habilidades que demandam uma complexidade que não pode ser abarcada por essas máquinas.

Veja o caso de uma babá que cuida de um bebê, por exemplo: por mais que certas rotinas possam ser automatizadas até certo ponto – como trocar fralda, dar leite etc –, apenas um ser humano é capaz de lidar com a rotina caótica de um recém-nascido, apenas um ser humano consegue improvisar para lidar com os imprevistos que surgem a todo momento.

E os cuidadores de pessoa idosas? Só um ser humano é capaz de lidar, com paciência e cuidados, dessas pessoas que, em muitas ocasiões, não estão de posse plena de suas faculdades mentais.

Mas imagine que o robô conseguisse desenvolver tais capacidades – o que, já é, por si só, senão impossível, ao menos, improvável –. Isso seria suficiente?

Pode ser que você não veja nenhum problema em ter seu hambúrguer servido por um robô, ou uma inteligência artificial que analisa suas finanças, mas seria difícil pensar em deixar o seu bebê ou sua mãe idosa na mão de uma dessas máquinas.

Precisamos da companhia de outros.

Claro que, a exemplo do que acontece com o professor, essas profissões podem receber o auxílio tecnológico, pois sempre existem, e sempre existirão, soluções para tornar a vida das pessoas mais confortáveis.

Mas quem irá desempenhar a tarefa principal de cuidar dessas pessoas são outras pessoas. Portanto, a profissão de cuidador de idosos e de babá, elas jamais serão substituídas.

Infográfico

Infográfico sobre as 7 profissões que continuarão existindo no futuro

Conclusão

Essas foram as sete profissões que não estão ameaçadas pelo desenvolvimento tecnológico e que continuarão existindo no futuro.

Quando se pensa em futuro, muito se fala sobre previsões extremamente pessimistas, muitas até mesmo catastróficas, principalmente no que diz respeito ao crescimento da tecnologia.

O imaginário popular é muitas vezes alimentado por muitos filmes que mostram a guerra entre humanos e máquinas.

Esse imaginário catastrófico, quando aliado a algumas novidades, como casos de profissões que estão desaparecendo ou ainda para desaparecer, tende a alarmar de modo exagerado as mentes das pessoas.

Pense um instante: o desaparecimento de profissões é um fenômeno recente, ou isso sempre aconteceu?

Muitos não sabem, mas antigamente, quando não havia energia elétrica, os postes eram em formato de candeeiro e existia um profissional responsável por acendê-los e apagá-los todos os dias. Trata-se de uma profissão que existiu e deixou de existir.

Sempre houve profissões que desapareceram.

Mas sempre houve, e sempre haverá, profissões que não existiam, mas que passaram a existir, motivadas por demandas trazidas pelas novas tecnologias.

Trata-se de uma dinâmica da história, esse processo de destruição e reconstrução.

Cabe a nós essa busca no sentido de nos adaptar aos novos tempos, aos novos desenvolvimentos.

É isso que sempre fez e sempre fará uma pessoa um bom profissional, como alguém que representa uma solução para algum problema e que pode ganhar dinheiro a partir disso.

As profissões citadas são de pessoas que continuarão sendo necessárias para a sociedade, mesmo num futuro distante.

Por falar em outras profissões, aproveite para dar uma olhada nesse artigo, as profissões em alta para superar a crise.

Se você pensou em alguma outra além dessas sete, deixe aqui nos comentários.

Vamos ficando por aqui e até o próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *