Profissões do futuro

Cada dia mais surgem novas tecnologias. Com elas, surgem novas oportunidades. Falaremos aqui das profissões que estão surgindo e que crescem cada dia mais e que estarão entre as profissões do futuro

O futuro é promissor. Basta buscar as oportunidades certas

Em artigos anteriores, já falamos sobre as profissões que irão desaparecer nos próximos anos e falamos também sobre as profissões que continuarão existindo no futuro.

Em ambos os artigos, tratamos de profissões que já existem há bastante tempo. Mas, no artigo de hoje, faremos um pouco diferente: iremos falar sobre as profissões do futuro.

Aquelas profissões que estão surgindo agora ou que estão dando seus primeiros passos para um futuro promissor e que, por isso, poucas pessoas conhecem. Vamos a elas.

1 Profissional de logística

Cada dia que passa as empresas irão precisar mais do profissional de logística

Esse é o profissional responsável pela parte operacional de uma empresa. Ele realiza o planejamento do transporte, do armazenamento, das compras e da gestão dos estoques.

Tudo deve ser pensado de modo a trazer economia para a empresa e uma eficiência cada vez maior em todas as operações.

Essa profissão já existe e sua importância só tende a aumentar a cada dia que passa.

Se pensarmos num ramo que se expande cada vez mais, o e-commerce, chegamos à conclusão do quanto esse tipo de profissional será uma figura imprescindível para a busca cada vez maior de eficiência.

Isso porque cada vez mais empresas investem no processo de e-commerce, as compras realizadas pela internet. E aquela que investir nesse profissional irá se destacar em relação à sua concorrência.

É cada vez mais comum as compras realizadas pela internet oferecerem a possibilidade de o cliente ir buscar o produto na loja mais próxima, ao invés de esperar pela entrega.

Com isso, ele economiza no preço do produto – que é mais barato do que comprar na loja – e economiza também no frete.

Isso sem contar nas lojas que passam a oferecer serviços de entrega com frete grátis, destacando-se em relação à concorrência. Um exemplo disso é a Magazine Luíza.

Para se oferecer esse tipo de serviço, é necessário um eficiente sistema de logística.

E é uma tendência que cada vez mais empresas passem a investir nesse tipo de operação, o que criará uma demanda cada vez maior por esses profissionais.

Caso você se interesse por essa área, você pode conhecer mais clicando aqui.

2 Profissional de Marketing Digital

Com a constante concorrência entre empresas, o profissional de marketing já era fundamental para criar uma diferenciação desses produtos em relação aos similares.

Com o constante desenvolvimento do mundo digital, essa profissão cada vez mais irá se mostrar necessária.

E num mundo onde cada vez mais pessoas vivem suas vidas online, compartilhando experiências nas redes sociais, essa profissão adquire novas configurações.

Quase tudo é realizado online e o marketing também segue essa tendência: é o marketing digital.

Ele engloba tanto a produção quanto a divulgação de produtos online.

No artigo que falamos a respeito das profissões que continuarão existindo no futuro, citamos o exemplo da profissão do professor, que cada vez mais tenderá a dar aulas online.

Pois é esse tipo de produto, os cursos online, que serão o foco dos profissionais de marketing digital.

A eles caberá a produção desse tipo de conteúdo, como também a sua divulgação através da internet.

Para essa divulgação, são necessárias diversas estratégias.

Isso porque, a exemplo do que ocorre com o marketing tradicional, em que um produto deve ser divulgado no mundo real para que as pessoas o conheçam, com o marketing digital acontece a mesma coisa: o produto digital deve ser encontrado pelo potencial cliente, em meio à imensidão que é a internet.

O profissional do marketing digital usa de várias estratégias para essa divulgação: seja através da criação de sites, através de redes sociais e até mesmo por vídeos do YouTube.

Ou então ele pode escolher fazer anúncios pagos, de modo que, numa busca do Google, por exemplo, seu anúncio apareça em primeiro lugar em relação a outros resultados da busca. Essa é mais uma das profissões do futuro que só tendem a crescer.

Há diversos casos de pessoas bem sucedidas nesse ramo, que conseguiram largar seus trabalhos e hoje ganham bem mais do que ganhavam antes. Um exemplo é o ex-vigilante que ganhava 647 reais por mês e hoje fatura cerca de 10 mil reais por mês. Conheça a história dele clicando aqui.

3 Profissionais de tecnologia da informação e segurança da informação

Os profissionais de segurança da informação são essenciais para proteger os nossos dados

Esses profissionais já existem e já há uma grande demanda por seus serviços. Mas essa demanda só tende a crescer cada vez mais.

Um exemplo disso temos no e-commerce: por trás de toda estrutura de logística de que falamos no início desse artigo, é necessária uma estrutura de automação de todos os serviços, de todas as demandas.

Ao adquirir um produto qualquer por um site que trabalha com e-commerce, você faz a compra e realiza o pagamento. Esse pagamento pode ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, entre outros.

Tanto para gerar o boleto quanto para fazer a compensação do dinheiro através do cartão de crédito é necessária uma estrutura digital para faze a transação.

De uma forma ou de outra, um profissional de tecnologia da informação deverá ter construído essa estrutura anteriormente para que ela possa funcionar sem erros.

Aliado a isso está o fato de que, quando se trata de dinheiro, pode haver o risco de alguém invadir o sistema para roubar os dados do cliente e realizar o furto da quantia paga por ele.

Mas, hoje em dia, esse tipo de operação tornou-se bastante segura.

Pois é aqui que entra em cena o profissional responsável pela segurança da informação. Ele garante que a negociação é realizada diretamente entre o cliente e a loja online.

A prova da eficiência desse tipo de profissional está no fato de que cada vez mais pessoas fazem compras online: sejam produtos físicos, quando o cliente espera o produto chegar em casa através da entrega pelos correios, sejam produtos digitais, onde o cliente acessa diretamente a plataforma em que irá receber todo o conteúdo pelo que pagou.

4 Coach

O coach é uma nova profissão que possui uma grande abrangência

Trata-se de uma das profissões mais recentes do mercado de trabalho atual. Mas, afinal, o que seria um coach?

O coach é o profissional responsável por desempenhar as atividades de coaching. O coaching é um processo de treinamento, em que esse profissional acompanha e treina uma pessoa que deseja obter resultados em uma determinada área de sua vida.

Acontece dessa forma: o cliente, aquela pessoa que irá receber o treinamento – que leva o nome de coachee – deseja chegar a um determinado patamar, a um determinado estado em que ele, sozinho, não conseguiria ou demoraria muito tempo para alcançar.

O coach funciona aqui como o profissional que irá acelerar esses resultados, de modo a desenvolver no cliente todas as potencialidades que ele possui.

Esse treinamento acontece em sessões, geralmente com uma frequência semanal, a serem combinadas entre os dois.

As áreas de atuação do coach

Em que áreas o coach pode atuar?

Bom, as áreas são as mais diversas possíveis. E o campo de atuação do coach acontece principalmente em duas esferas: a pessoal e a profissional.

No que se refere à área pessoal, o cliente pode ter a necessidade de desenvolver a qualidade de liderança, ou de autoconfiança, por exemplo.

O profissional de coaching então o acompanhará de modo a que o aprendiz desenvolva processos que o levem a adquirir e desenvolver aquelas habilidades necessárias para atingir o estado esperado.

No quesito profissional, as áreas são as mais abrangentes possíveis. O coach irá mostrar ao cliente todo o “caminho das pedras”, para que ele possa ter um grande desempenho naquela profissão que almeja.

Só para você ter uma noção da vastidão de opções em que o coach atua, aqui vão alguns exemplos: coach esportivo, coach de emagrecimento, coach financeiro, coach de vendas, coach familiar, coach de relacionamento, coach para concursos, entre outros.

O coach financeiro, por exemplo, é aquele coach que irá acompanhar a vida financeira do cliente e ajudá-lo a equilibrar as finanças, orientando-o a como gastar menos do que ganha, a como controlar seus gastos e a como economizar e investir as sobras de sua renda mensal.

Temos também o coach de concursos seria o responsável por disciplinar o candidato em seus estudos, e ajudá-lo nas estratégias de aproveitamento do tempo para focar na memorização dos conteúdos estudados e resolução das questões.

Caso tenha ficado interessado, indicamos aqui um curso em formato de e-book que ensina o passo a passo de como entrar nesse mundo do coach, ajudando você a criar um negócio de coach online. Você pode acessar o curso clicando aqui.

5 Desenvolvedores de software

Aliado aos profissionais da área de tecnologia da informação, estão os desenvolvedores de software. Estes profissionais estão por trás de diversas soluções do dia a dia das pessoas.

Imagine as diversas áreas de atuação desse profissional.

Só para você estar lendo este texto agora, foi necessária uma grande quantidade de softwares, desde o simples editor de texto até os softwares responsáveis pela aparência e funcionalidade do site onde esse texto está hospedado.

Sejam as ferramentas que você utiliza em eu computador, sejam os diversos aplicativos que você usa em seu celular: tudo isso são softwares desenvolvidos por esses profissionais.

Como fica fácil de perceber, a tendência é que cada dia mais surgirá uma maior demanda por esses desenvolvedores.

Embora seja uma profissão que já existe há um certo tempo, essa é mais uma das profissões do futuro que só tendem a crescer.

6. Influenciadores digitais (digital influencers)

Sabe aquela pessoa que tem milhares de seguidores no Instagram? Sua presença e atuação nessa e em outras redes sociais pode resultar numa ocupação, numa profissão.

Esses são os chamados digital influencers.

Você pode estar se perguntando: o que tem a ver uma pessoa possuir milhares de seguidores numa rede social com uma profissão? A resposta é: tudo!

Isso porque, dependendo de seu número de seguidores na rede, você pode se tornar um influenciador digital.

O que é um influenciador digital? É aquela pessoa que se utiliza de sua forte presença nas redes sociais para influenciar os outros a seguir suas tendências.

E a influência que essa pessoa exerce sobre seus seguidores pode resultar em benefícios pessoais para ela.

Vamos dar um exemplo: imagine uma garota chamada Maria (personagem fictício), que possui 10 mil seguidores no Instagram.

Digamos que Maria faça uma postagem de um salão de beleza que ela frequenta, onde ela corta seus cabelos e se maquia.

A mera recomendação que ela faz daquele estabelecimento irá gerar um aumento da clientela, proveniente dos seguidores da moça.

Dependendo da influência que ela exerce, a indicação pode até ser trocada por dinheiro. Tudo irá depender da abrangência de sua influência nas redes sociais.

Saindo de uma influência de bairro como é o caso de um salão de beleza, o céu é o limite: cada vez mais empresas estão de olho nesse tipo de pessoa para conseguir atingir seu público e incrementar as vendas.

Por conta disso, essa é uma das profissões do futuro que começa a surgir agora e que só tem a crescer cada vez mais.

Caso você tenha interesse em entrar nesse mundo, indicamos um curso para se tornar um digital influencer. Acesse o curso clicando aqui.

7 Profissional especialista em energias renováveis

A busca por fontes de energia renováveis demanda cada vez mais o serviço desses profissionais

A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior.

É tendência de toda empresa focar em desenvolvimento sustentável.

Essa preocupação reside na maior parte das vezes no tipo de energia responsável por essa produção.

Os impactos gerados no meio ambiente devido a determinadas formas de obtenção de energia muitas vezes têm sido catastróficos.

Um grande exemplo são os danos causados ao meio ambiente devido às usinas nucleares.

Por outro lado, são comuns as mudanças de perspectiva dos países em adotar cada vez mais as fontes de energia alternativa, as fontes de energia renováveis.

É imensa a diferença de impacto ambiental causada por uma usina hidrelétrica, por exemplo, de uma instalação de geradores de energia eólica (energia gerada a partir do vento) ou geradores de energia fotovoltaica (energia solar).

Cada vez mais será necessária a substituição das formas de geração de energias tradicionais pelas renováveis. Tanto pela preservação do meio ambiente quanto até mesmo pela economia de energia.

Imagine, por exemplo, a economia que irá atingir uma empresa que coloque painés solares em suas instalações? Os próprios custos da instalação já serão pagos a partir de pouco tempo em que economizará na conta de energia.

Fica fácil perceber a importância cada vez maior desse tipo de profissional no mercado de trabalho. Ele será o responsável por criar soluções de uso de energias renováveis.

Como a preocupação com recursos do meio ambiente e preocupação com economia numa empresa cada vez crescem mais, a demanda por esse tipo de profissional irá se tornar cada vez maior no futuro. Mas você pode começar agora mesmo a trabalhar nessa área. Sugerimos um treinamento muito bom para quem quer começar. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Infográfico

Infográfico das Profissões do futuro

Conclusão

Essas foram algumas das 7 profissões do futuro, sejam aquelas que já existem e que só tendem a aumentar cada vez mais, sejam aquelas que estão surgindo agora.

Elas são alguns poucos exemplos entre muitos outros. São um grande indicativo do caminho que os profissionais devem seguir para estarem alinhados com as constantes novidades que o mundo da tecnologia nos traz a cada ano que passa.

São também uma forma de mostrar as novas configurações que vão se desenhando com o advento de novas tecnologias e novas tendências.

É um sinal de que o profissional que não está em constante renovação corre o sério risco de ficar para trás, de tornar-se obsoleto. Aqui citamos apenas 7.

Se você quer descobrir novas oportunidades, dê uma olhada nesse outro artigo Profissões em alta para superar a crise.

Vamos ficando por aqui e até o nosso próximo artigo.

Baixe GRÁTIS o e-book Erros críticos a se evitar nas entrevistas de emprego e aprenda a obter uma melhor performance nas seleções!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *