Monografia: a melhor e mais fácil maneira de escrever uma
Diversas são as dificuldades que passa uma pessoa para concluir seu curso superior. Uma das maiores é escrever uma monografia. Aqui você irá conhecer a melhor e mais fácil maneira de escrever uma monografia.
Só quem já terminou a graduação (ou cursos similares) sabe a dificuldade de escrever uma monografia.
A monografia, ou, se preferir, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é um trabalho escrito em formato dissertativo com o intuito de avaliar o desempenho final do aluno no curso de graduação.
Ela serve como uma forma de ingresso nos estudos científicos de um modo geral.
Na grande maioria dos cursos de graduação encontramos esse tipo de trabalho como projeto de conclusão.
Ainda que a graduação que você fez (ou pretende fazer) seja mais prática que teórica, é grande a possibilidade de você ter de encarar essa forma de avaliação final.
Muitos passam por diversas dificuldades para escrever seu TCC.
Diversos cursos têm uma orientação mais prática, que passam longe das áreas acadêmicas, de modo que não há um preparo aprofundado para quando o aluno chega ao momento de elaborar o trabalho final.
Mesmo que seja acompanhado pela figura do orientador, em geral o estudante se encontra perdido, pois o orientador, por mais que ajude, não pode fazer milagre para compensar uma carência de estudos na elaboração de um texto acadêmico.
E ainda que exista uma grande parte de conteúdo teórico em sua formação, talvez esse conteúdo não esteja ligado, necessariamente, à elaboração de escritos acadêmicos.
Em contrapartida, existem aqueles alunos que querem realmente ingressar na área acadêmica após a graduação, seja se dedicando a uma pós-graduação, a um mestrado e até mesmo a um doutorado.
Muitos desses alunos não conhecem os meandros, as técnicas de se escrever um trabalho científico, pois esse tipo de trabalho se diferencia muito da elaboração dos textos de português que aprendemos a escrever no ensino médio. Mas, afinal, como é montada a estrutura de uma monografia?
Estrutura de uma monografia
A monografia segue uma estrutura que obedece a uma sequência: introdução, justificativa, objeto de estudo, metodologia, objetivos. Vejamos cada um deles.
1 Introdução
Como o próprio nome diz, aqui você deverá introduzir o leitor no assunto tratado.
Você deverá fazer um apanhado de tudo o que será visto e, ao mesmo tempo, contextualizar o assunto de que você trata no universo de conhecimento que já existe, sempre recorrendo aos escritos de autores conhecidos que já trataram desse mesmo assunto.
Na introdução, você deverá também mostrar, de forma resumida, quais as etapas de seu trabalho e seus pontos principais.
2 Justificativa
Para você criar um trabalho acadêmico, você deverá justificar a sua razão de ser: quais as justificativas que levaram à existência desse estudo? Qual a relevância desse trabalho para o conhecimento científico em geral?
Essa é a razão de ser do seu trabalho. Sem ela, não se saberia a utilidade que existe em fazer o estudo a que você dedicará boa parte do tempo de sua vida.
Ela serve para mostrar ao mundo porque deverão prestar atenção no seu trabalho, qual a relevância que ele possui para a comunidade científica.
3 Objeto De Estudo
Quando se vai criar um estudo científico, você deve delimitar sobre o que você está estudando. Você deverá fazer um tipo de “recorte” e dizer para seu leitor do que se trata.
Esse objeto deve ser o mais específico possível.
Digamos que sua área seja biologia marinha e você irá estudar os camarões. Um estudo desse tipo seria vastíssimo, seria muito abrangente para uma escrita de monografia.
Pense bem: quantos tipos de camarões existem no mundo e em quantos lugares diferentes? Trata-se de um objeto de estudo muito vago, muito genérico.
Você deverá especificar: um determinado tipo de camarão encontrado em uma determinada região.
Conforme você for escrevendo sua monografia, você verá, cada vez mais, que o trabalho científico sempre tende a não tratar de assuntos genéricos nem gerais, mas de objetos mais específicos possíveis.
4 Metodologia
Você já delimitou seu assunto e já delimitou o que você irá estudar.Resta delimitar agora como você irá estudar.
Essa será sua metodologia de estudo. Esse é o como você fará.
Muitas vezes, você precisará se utilizar de uma metodologia de algum autor conceituado em sua área, pelo fato de ele já haver testado seu método e se tratar de algo mais seguro e lhe dar mais embasamento, mais autoridade.
Claro que você pode também criar sua própria metodologia, mas deve explicar muito bem e explicar sempre o passo a passo de tudo aquilo que você fez.
Mas até nesse caso é sempre bom ter se baseado em uma outra metodologia já existente, de onde você teria tirado sua ideia.
Nesse caso, você poderia dizer que aperfeiçoou ou ampliou o método de um determinado autor.
Também existe a possibilidade de você combinar métodos de diferentes autores, que é algo que poderá lhe trazer mais embasamento em seu trabalho.
5 Objetivos
Aqui você mostra a qual fim você deseja chegar. Você diz o que você realmente quer descobrir com sua investigação.
Muitas vezes você até muda de objetivo ao longo da escrita do texto. Outras vezes, você chega a conclusões até opostas ao que você imaginava chegar no início.
Mas escrever seus objetivos lhe dará um “norte” para onde você deve se guiar. Ele será sua meta a ser alcançada.
É por essa razão que você deve logo definir seu objetivo para que você não corra o risco de se perder lá na frente.
Normas ABNT
Até agora falamos da escrita da monografia em si, de sua estruturação, de como escrever cada ideia de acordo com as regras de trabalhos científicos.
Além disso tudo, ainda existem as famigeradas normas ABNT.
Essas são as regras para a formatação do seu trabalho: desde o tamanho das fontes, espaçamento, regras para fazer a citação de autores e por aí vai.
Só para dar um exemplo, saiba que uma citação direta que você faça de um determinado autor – ou seja, transcrevendo as palavras exatas dele – deverá ser feita entre aspas, com a indicação do livro e da página da qual você retirou o texto.
Mas se essa citação exceder o limite de três linhas, o texto da citação deverá ter um recuo e o tamanho da fonte deverá ser diminuído.
Não apenas a citação possui suas regras como também a referência que você faz ao autor citado.
Imagine você que nem sabe ainda como estruturar seu texto, como escrever seu texto de forma científica, ainda ter que quebrar a cabeça para adequar tudo a essas regras.
Muitas vezes os alunos pagam a outras pessoas para colocarem o texto nas normas da ABNT.
Em outros casos, a pessoa não é muito boa no português e termina tendo que pagar a outras pessoas para realizarem a revisão ortográfica.
Imagine se houvesse uma forma mais prática e intuitiva de se escrever uma monografia? Pois no próximo tópico, falaremos sobre essa possibilidade.
A maneira mais fácil de escrever uma monografia
Atualmente, vivemos num mundo cada vez mais informatizado, com diversas tecnologias que facilitam o nosso dia a dia.
Hoje em dia encontramos aplicativos de celular para ajudar a desempenhar tudo quanto é tarefa: pagar suas contas, saber como está o trânsito, aplicativos para transporte etc.
Imagine como seria bom se existisse uma ferramenta que ajudasse a preparar uma monografia, de modo a facilitar a vida do aluno, automatizando as tarefas mais chatas, ficando a seu cargo apenas a escrita em si?
A boa notícia é que essa ferramenta já existe! Chama-se MONOGRAFIS. Trata-se de uma ferramenta que automatiza quase todo o processo de escrita do TCC (serve também para dissertação de mestrado, tese de doutorado etc.).
Vamos entender mais sobre essa incrível ferramenta.
Monografis
O Monografis é uma ferramenta online destinada a facilitar o passo a passo da criação de uma monografia.
Ele praticamente estrutura a monografia para você, de modo que sua escrita irá fluir bem melhor e você conseguirá obter uma nota máxima final.
Além de facilitar a sua vida na escrita de sua monografia, essa ferramenta possibilita o desenvolvimento de um trabalho final impecável, fornecendo chances muito maiores de você obter as notas máximas em todos os trabalhos.
São inúmeros os depoimentos de usuários do Monografis que não faziam ideia sequer de como começar um trabalho acadêmico e que, graças à ferramenta, conseguiram não apenas concluir o projeto em tempo recorde como também alcançar as melhores notas, gerando admiração em seus orientadores. Vamos conhecer alguns recursos para saber como essa incrível ferramenta funciona.
Gerador de ideias
Sabe quando você está bem no começo do processo de escrita e fica tentando “espremer” o cérebro para ver se dali sai uma ideia para seu tema e você não consegue nada?
Pois bem, é aqui que o Monografis já começa a lhe ajudar.
Nele, você responde a um formulário e ele retorna com 10 ideias diferentes para o seu tema para você escolher o que achar melhor.
Simulador de um projeto de TCC
Antes da escrita propriamente dita da monografia, você deve escrever seu pré-projeto, ou simplesmente projeto de TCC.
É nele que você irá delimitar os principais pontos do seu trabalho. É como se fosse um esqueleto do que você irá escrever no seu texto.
Da mesma forma que muitos travam na hora de delimitar seu tema, é muito comum que o aluno encontre dificuldades em delimitar esses pontos principais do seu projeto.
É aqui que entra mais uma ferramenta do Monografis: ele fornece uma simulação dos principais pontos do seu projeto a partir das informações que você mesmo forneceu.
Simulador do sumário
A criação do sumário é mais uma das dores de cabeça do aluno ao elaborar seu projeto.
Assim como dispõe de uma ferramenta que cria automaticamente um projeto de TCC, o Monografis também cria um sumário, a partir das informações que você fornece.
Trata-se de uma excelente maneira de organizar as suas ideias e já prever como ficará o resultado final do seu trabalho.
Escrita em blocos
Uma importante ferramenta que o Monografis apresenta é a escrita em blocos.
Isso significa que você não precisa ficar se preocupando em escrever o seu texto de acordo com o que cada capítulo deverá fornecer.
Você irá escrevendo o texto em formato de blocos e, ao fim de cada um deles, você é automaticamente avaliado.
Normas ABNT de forma automática
Já falamos aqui da grande dificuldade que os alunos têm para formatar seu texto de acordo com as normas da ABNT e do fato de que muitos deles terminam tendo que pagar uma pessoa para fazer esse serviço.
Aqui encontramos mais uma grande facilidade proporcionada pelo Monografis: depois de escrever todo o seu texto no formato de blocos, ele gera automaticamente um arquivo de texto já formatado de acordo com as regras da ABNT.
Construtor de capítulos
Mais uma incrível ferramenta que o Monografis disponibiliza é a construção de capítulos. Tudo é feito de forma automática a partir das informações que você anotou ao longo do texto.
Treinamento
Além de todas essas ferramentas, o Monografis ainda disponibiliza um treinamento completo, para que você não tenha mais dúvidas em relação à escrita do seu texto.
Outra coisa muito importante que não podemos deixar de frisar é o fato de que o acesso a todas essas ferramentas é vitalício. O site do Monografis ficará disponível para você o tempo que você precisar.
Uma das grandes vantagens disso é que você não ficará restrito a apenas um trabalho.
Digamos que você escreva seu TCC e conclua sua graduação. Você pode querer seguir uma carreira acadêmica na sequência. Poderá cursar um mestrado e, futuramente, um doutorado.
Pois o Monografis poderá ser usado também para esses trabalhos. Você poderá utilizá-lo tanto para escrever sua dissertação de mestrado quanto para sua tese de doutorado. Assim como também para escrever artigos científicos.
Ou seja: com apenas uma plataforma você poderá cursar toda uma carreira acadêmica.
Lembrando que um mestrado e um doutorado são, em sua maior parte, bastante concorridos. Para você cursar, deverá realizar algum tipo de seleção. Essas seleções costumam ser rigorosas.
Para participar, geralmente você precisa enviar o seu pré-projeto, que contará muitos pontos para sua pontuação final.
Na verdade, muitas dessas seleções colocam o projeto como uma das notas mais importantes para a classificação do candidato.
Isso porque um mestrado requer um investimento por parte da instituição que o oferece, visto que muitos deles fornecem bolsas de estudos para o aluno. Eles não irão investir em algo que não tenha uma grande importância para a comunidade acadêmica.
Conclusão
Com a ajuda do Monografis, você abrirá uma grande vantagem frente a seus concorrentes, a partir do uso da ferramenta do simulador de projeto.
Todas as vantagens que falamos são apenas algumas dentre muitas que você poderá conseguir com o uso do Monografis.
Caso tenha ficado interessado, você pode acessar clicando aqui.
Ainda sobre profissões e cursos universitários, você pode se interessar por esse artigo, aprenda a escolher uma profissão.
Mas você pode tentar também outras opções, como as profissões em alta para superar a crise.
Vamos ficando por aqui e até o próximo artigo.